O que fazer em Liubliana: 13 planos na capital eslovena dos dragões

Liubliana está repleta de estátuas de dragões e animais mitológicos de aparência monstruosa que representam coragem e sabedoria, duas qualidades que a capital da Eslovênia personifica. Mas, além dessas estátuas singulares, a cidade também ostenta uma riqueza de monumentos e atrações, tanto dentro das suas muralhas quanto nas suas imediações.
Nós, da Civitatis, damos aqui um panorama detalhado sobre o que fazer em Liubliana. Apostamos que, com suas ruas de paralelepípedos, palácios medievais e uma orla pitoresca, esta capital, uma das menos conhecidas da Europa, vai conquistar o seu coração.
1. Castelo de Liubliana
Situado no topo de uma colina, o Castelo de Liubliana domina a cidade do alto e é certamente uma atividade imperdível da sua lista sobre o que fazer em Liubliana. Você pode chegar nele a pé, por uma trilha sombreada de 15 minutos, ou pegando o funicular na praça Krekov.
Ao chegar ao topo, você poderá explorar as suas muralhas e dependências internas, e voltar no tempo, lá pelo século XII. Esta parada é tão essencial que está incluída em todos os nossos principais passeios pela cidade.
Um free tour Liubliana ou uma visita guiada pela cidade são atividades perfeitas para descobrir não apenas a fortaleza em si, mas todos os outros monumentos do centro histórico.

2. Mercado central
Agora, se você quiser descobrir o que fazer em Luibliana do ponto de vista gastronômica, saiba que pode provar os sabores eslovenos mais autênticos no amplo mercado de Liubliana, na Praça Pogačarjev. Ele abre de segunda a sábado e funciona principalmente ao ar livre, com barracas vendendo produtos tradicionais. Também conta com uma área coberta, instalada dentro de uma galeria com vista para o rio.
Nesse mercado, você poderá provar todos os tipos de produtos, de pão e carne a doces tradicionais e até peixes. Se quiser desfrutar plenamente da culinária eslovena, convidamos você a participar de um tour gastronômico por Liubliana, no qual você saboreará o melhor da comida e dos vinhos locais na companhia de um guia especializado.
Além disso, se quiser terminar a noite de uma maneira bastante especial, fazendo uma imersão na cultura eslovena, recomendamos esse jantar com espetáculo folclórico em Liubliana para comer e beber bem na capital da Eslovênia.

3. Rio Ljubljanica
Mas se você gosta mesmo é de atividades ao ar livre, andar às margens do rio deve estar entre o que fazer em Liubliana sim ou sim. O rio Ljubljanica, que atravessa cidade, é usado para o comércio desde a época romana e possui um calçadão verdadeiramente pitoresco que se estende ao longo das suas duas margens.
Nele, você poderá avistar belos edifícios históricos, além de impressionantes artes de rua e pontes curiosas. Entre elas, destaca-se a Ponte dos Açougueiros (Mesarski most) que, apesar do nome nada romântico, é famosa entre os casais que a decoraram com cadeados.

4. Ponte do Dragão
Diz-se que Jasão, capitão dos Argonautas, após capturar o Velocino de Ouro, começou a navegar pelo Danúbio, chegando finalmente ao rio Liubliana. Lá, desembarcou em seu navio para chegar ao Adriático, mas primeiro encontrou a ferocidade de um enorme dragão que guardava a foz do rio. O herói derrotou o monstro antes de chegar ao mar e retornar à Grécia. E a cidade de Liubliana, atualmente conhecida como a capital dos dragões, foi construída no local da batalha.
A lenda da fundação da cidade ganha vida com a sua majestosa ponte, adornada com nada menos que quatro estátuas de dragões, cada um deles com uma aparência hostil. Não se assuste com o sorriso severo deles já que a sua função é a de defender a cidade de intrusos.
Do funicular do castelo, a Ponte do Dragão é a primeira que você encontrará ao caminhar em direção ao rio, bem em frente ao mercado central. O que fazer em Luibliana certamente passará por esse cantinho.

5. Praça Prešeren
Esta é a praça principal de Liubliana. Pequena e intimista, ela é lar de diversas joias arquitetônicas e passagem obrigatória que deve estar na sua lista sobre o que fazer em Liubliana. Pare, por exemplo, na graciosa Igreja Franciscana da Anunciação, com suas paredes rosadas, que datam do século XVII. No interior dela, você encontrará ricas decorações barrocas e afrescos requintados.
A estátua do famoso poeta romântico France Prešeren, a quem a praça é dedicada, é mais recente. Ela está onde antes ficava a entrada das muralhas medievais da cidade, agora destruídas.
6. Ponte tripla
A famosa Ponte Tripla é única no gênero. Ela tem vista para a margem do rio e para um impressionante conjunto de pontes. Desde a Idade Média, conecta a Liubliana medieval com a parte moderna da cidade.
Na década de 1930, duas passarelas laterais foram adicionadas à central Ponte Franciscana, o que conferiu à estrutura uma aparência tripla única. As pontes são usadas somente por pedestres, e uma réplica menor foi instalada na Mini-Europa em Bruxelas.

7. Catedral de São Nicolau
Esta é a única catedral da capital eslovena, encomendada pela guilda de pescadores cujo padroeiro é, de fato, São Nicolau. Inicialmente, era uma pequena igreja românica com uma história bastante trágica. Destruída por incêndios e terremotos, foi substituída por uma nova versão no século XVII, projetada por um famoso italiano, Andrea Pozzo, um dos maiores expoentes do barroco italiano. Se tornou uma grande catedral com planta em cruz latina, com duas capelas laterais, encimadas por três cúpulas de cor verde.
Recomendamos você admirar as inúmeras obras de arte que decoram o seu interior. Das pequenas capelas às naves comafrescos, com especial atenção ao majestoso órgão, embelezado com incrustações de ouro, tudo nela chamará a sua atenção. A Catedral de São Nicolau é, sem dúvida, o melhor exemplo da arte barroca eslovena e um dos pontos turísticos imperdíveis da capital.

8. Praça do Congresso
Liubliana também é uma capital onde diferentes estilos arquitetônicos se misturam. O austro-húngaro, barroco e art nouveau, por exemplo. E se há uma praça da cidade onde essa mistura é perfeitamente visível, é a Praça do Congresso (Kongresni trg). Grande parte dela é ocupada por um parque que contém algumas ruínas da antiga Emona, a cidade romana que ali se ergueu em 170 d.C.
Ela também é um grande espaço aberto, exclusivo para pedestres, cercado por belos edifícios históricos. Entre eles estão a Sala Filarmônica Eslovena, o Prédio da Universidade e um elegante edifício do século XIX que abriga o Museu das Ilusões. Certamente, é um museu vale a pena a visita, ainda que o verdadeiro destaque dessa praça seja a vista encantadora do Castelo de Liubliana, que se ergue no horizonte.

9. Parque Tivoli
Já o pulmão verde de Liubliana está localizado ao norte do centro histórico. É o chamado Parque Tivoli, inaugurado durante o Império Austro-Húngaro, o que está muito bem refletido nas vilas construídas em seu interior. Aqui você encontrará um refúgio para descanso e relaxamento e, se você busca exatamente isso, deve colocá-lo na sua lista sobre o que fazer em Liubliana.
Com longas avenidas arborizadas, vilas pitorescas, lagos, jardins e fontes, é o lugar perfeito para relaxar após uma longa caminhada, especialmente no verão.
Entre as vilas do parque, destacam-se o Castelo Tivoli e a Villa Cekin. Esta última também abriga o Museu Nacional de História Contemporânea, cujo ingresso está incluído no Ljubljana Card que já falamos aqui.

10. O arranha-céu Neboticnik
O que fazer em Liubliana também passa por conhecer atrações que só pertencem a ela. É o caso do edifício Neboticnik. Ele foi construído em Liubliana após a Segunda Guerra Mundia e atualmente é o arranha-céu mais alto dos Bálcãs e o nono mais alto da Europa. Tem entrada gratuita e lembra aqueles que vemos em Manhattan.
Ao entrar nesse elegante edifício de 14 andares, um elevador levará você ao terraço do último andar, a mais de 70 metros do solo. No topo, além de uma vista deslumbrante, você também encontrará um restaurante e um café. Será oportunidade perfeita para tomar uma bebida enquanto aprecia o pôr do sol sobre a capital eslovena.

11. Parlamento de Liubliana
A capital da Eslovênia também ostenta diversos exemplos da arquitetura socialista iugoslava. O mais emblemático é, sem dúvida, o Parlamento Esloveno, localizado na Praça da República. Então, se você é fascinado por esse tipo de arquitetura, ficará encantado com os edifícios desta praça, que também abriga outros monumentos no mesmo estilo. Entre eles, recomendamos o Cankarjev dom, um centro de conferências da década de 1980 com uma fachada única.
A poucos passos do Parlamento, você também encontrará o Museu Nacional Esloveno e o Museu de História Natural, ambos instalados em um elegante edifício do século XVIII, em forte contraste com a arquitetura socialista. E é justamente essa sucessão harmoniosa de eras e estilos que torna Liubliana tão fascinante!

12. Metelkova Mesto
E depois de tanta história, recomendamos você mergulhar na parte contemporânea da cidade. Assim terá a sua lista do que fazer em Luibliana estará completa! Não perca o deslumbrante bairro de Metelkova Mesto, repleto de murais e esculturas intrigantes. Certamente você ficará fascinado com esse espaço único, uma antiga zona militar reconstruída como centro social em 1993.
Artistas e ativistas eslovenos decidiram retomar a cidade após a queda da Iugoslávia de Tito. Ainda hoje, shows alternativos e sets de DJs acontecem nesse bairro todas as semanas, garantindo que a capital eslovena tenha seu próprio cantinho de cultura alternativa. Se você gosta de uma atmosfera vibrante e original, esse lugar com certeza é para você!

13. Excursões saindo de Liubliana
Liubliana é um ótimo ponto de partida para descobrir o resto da Eslovênia, que ainda que seja um país de pequeno porte, conta com uma incrível herança cultural e, acima de tudo, está repleto de natureza.
Depois de visitar o pequeno centro histórico de Liubliana, vale a pena reservar uma ou mais excursões nos arredores. Entre as atividades imperdíveis está um passeio ao Lago Bled. Esse lago icônico ostenta uma ilha pitoresca no seu centro, que pode ser visitada de barco nesta excursão de Liubliana a Bled.
A caverna de Postojna também é uma atração imperdível perto da capital eslovena. Após entrar nas cavernas, os turistas costumam aproveitar a oportunidade para visitar o Castelo de Predjama, ali perto, antigo e incrustado dentro da rocha. Você pode visitar ambos em uma única viagem com uma excursão à Caverna de Postojna e ao Castelo de Predjama. Transporte e ingressos estão incluídos!
Outra visita imperdível é a excursão ao Soča Valley para conhecer um dos lugares mais especiais e impressionantes do país, com direito a descobrir uma natureza magnífica formada por desfiladeiro, rio, cachoeira, além de conhecer uma vila histórica.

Algumas curiosidades sobre a capital da Eslovênia
A Eslovênia está situada em uma encruzilhada de países e culturas. Sua capital reflete naturalmente essa singularidade que se reflete em seus edifícios, formas e cores multifacetadas. Mas há outras curiosidades que tornam Liubliana verdadeiramente única. Listamos abaixo.
- Em 2016, foi nomeada Capital Verde Europeia, justamente pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e pela grande presença de parques urbanos.
- Liubliana é uma das menores capitais da Europa, com pouco mais de 280.000 habitantes. Dois dias são suficientes para explorá-la completamente.
- Na década de 1920, o centro de Liubliana foi redesenhado seguindo o modelo de Atenas pelo famoso arquiteto Jože Plečnik.

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Liubliana, está pronto para aproveitar ao máximo sua visita a esta pequena e linda cidade? E não se esqueça. Se precisar de inspiração para sua próxima viagem, confira nosso catálogo Civitatis. Temos os melhores passeios, tours gratuitos, visitas guiadas e excursões ao redor do mundo para você!