O que fazer em Oslo: os 10 melhores planos na capital da Noruega

A capital da Noruega é a maior cidade do país, um destino que mistura perfeitamente suas raízes vikings com a arquitetura moderna e de vanguarda. Muitos turistas chegam aqui antes de embarcar em uma viagem aos fiordes noruegueses, mas não se esqueça de que Oslo tem muito a oferecer aos seus visitantes. Quer descobrir uma lista dos melhores planos do que fazer em Oslo?
Desde sua era viking, que remonta ao ano 800, temos um importante legado museológico. Mas Oslo é muito mais do que museus. Natureza, arte, história e uma rica gastronomia se misturam perfeitamente em cada uma de suas ruas. Para aproveitar ao máximo a cidade, preparamos uma sugestão de itinerário de leste a oeste para conhecer seus lugares mais emblemáticos. À medida que desvendarmos esses importantes ícones, sugeriremos algumas dicas e planos para aproveitar ao máximo seus dias na capital da Noruega, como um free tour por Oslo ou um passeio de barco em seu fiorde. Vamos lá!
1. Ópera de Oslo
A Ópera é um dos edifícios mais famosos de Oslo. Esse ícone das artes cênicas data de 2008, daí sua aparência inovadora e vanguardista. O edifício, construído à beira-mar e com o formato de um iceberg, parece se projetar para dentro do fiorde. É um dos monumentos mais fotografados da capital norueguesa.
A subida até seu terraço de observação é totalmente gratuita. De lá, você pode desfrutar de incríveis vistas panorâmicas da maior cidade do país e de seu litoral. Momento fotográfico! No entanto, para acessar suas salas, é necessário reservar uma visita guiada em seu site oficial ou comprar ingressos para uma de suas apresentações.
A biblioteca pública Deichman Bjørvika fica a poucos passos da Opera House. Pode não ser a biblioteca mais bonita do mundo, pois sua decoração é bastante moderna e minimalista, mas a vista vale muito a pena. Ela tem um total de seis andares e possui áreas pequenas e tranquilas para relaxar. Algumas dessas áreas têm vista para o fiorde. O que mais você poderia pedir?

2. O Tigre
Saindo da Ópera, encontramos a estação central, nas proximidades da qual repousa a mítica escultura do Tigre de Oslo, uma figura ilustre da cidade. É uma obra de arte feita de bronze e mede cerca de 4,5 metros de comprimento.
A escultura foi feita pela artista norueguesa Elena Engelsen para comemorar a entrada do país no novo milênio, no ano 2000. Mas, por que esse animal? Porque a capital é conhecida há muito tempo como Tigerstaden, ou, em português, a Cidade do Tigre. Acredita-se que esse apelido vem de um poema de 1870, no qual a metáfora de um tigre lutando contra um cavalo é usada para simbolizar o caráter feroz de Oslo. Seja como for, esse é certamente outro dos elementos mais fotografados desse destino.

3. Catedral do Salvador de Oslo
A Karl Johans Street é a rua mais importante da cidade. Nela, você encontrará lojas e vários monumentos, sendo que um dos mais emblemáticos é a Catedral do Salvador. Esse templo barroco tem suas raízes no século XVII e substituiu uma catedral anterior que havia sido destruída por um terrível incêndio. Acredita-se que a torre do relógio seja uma das mais antigas de todas as igrejas norueguesas.
A entrada para o monumento é gratuita, embora ocasionalmente sejam realizados recitais de coral e órgão mediante o pagamento de uma taxa. O conjunto escultural Jernrosene ou Iron Roses, que homenageia as vítimas dos bombardeios noruegueses de 2011, fica ao lado do santuário.
A catedral e o memorial ficam a uma curta distância da estação, cerca de 10 minutos de caminhada. No entanto, também é possível chegar até lá de bonde. Se você quiser desfrutar de transporte ilimitado, o cartão turístico Oslo Pass é o aliado perfeito. Como se isso não bastasse, esse sistema inclui acesso aos melhores museus. Um plano imperdível na lista do que fazer em Oslo.

4. Parlamento norueguês
Outro edifício de destaque na Karl Johan Street é o Parlamento norueguês ou Stortinget, onde os membros do parlamento do país se reúnem. O edifício data de 1866, portanto, é a sede da legislatura há mais de 150 anos. É interessante notar que seu arquiteto era sueco, não norueguês.
Vale a pena mencionar que o edifício foi ocupado por tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. De fato, ele foi usado como quartel. Para saber tudo sobre seu passado, o edifício organiza visitas guiadas, embora elas geralmente sejam limitadas ao verão, pois é a alta temporada turística. Se quiser mais informações sobre horários e ingressos, visite o site oficial do Parlamento norueguês. De qualquer forma, mesmo quando está fechado ao público, vale a pena visitar para contemplar sua fachada, dado seu importante valor histórico e patrimonial.
Outra opção para explorar o passado desse edifício e de outros monumentos próximos é reservar um tour privado por Oslo. Você terá um guia só para você e poderá personalizar o passeio da maneira que preferir.

5. Palácio Real de Oslo
Seguindo a via principal de Karl Johan, você chegará ao Palácio Real, outro dos pontos turísticos imperdíveis de Oslo. É a residência oficial da família real norueguesa, um esplêndido palácio cujas origens remontam ao século XIX.
O monumento geralmente é aberto ao público para visitas guiadas no verão. O que você acha de conhecer alguns de seus mais de 170 cômodos? Por outro lado, seus majestosos jardins são abertos ao público, embora normalmente só estejam abertos do final da primavera ao início do outono.
Entretanto, uma das grandes atrações dessa área é a troca da guarda dos soldados. Esse evento militar, que dura cerca de 40 minutos, é uma verdadeira atração turística. Ele ocorre todos os dias às 13:30 horas e é especialmente impressionante por sua solenidade. Assistir a esse evento é um plano obrigatório do que fazer em Oslo.

6. Prefeitura de Oslo
Está procurando planos gratuitos para fazer em Oslo? Visitar a prefeitura é 100% gratuito e, garantimos, vale muito a pena. Você sabia que o Prêmio Nobel da Paz é concedido aqui? Embora o restante dos prêmios seja concedido em Estocolmo, essa honra especial é concedida na capital norueguesa todos os anos. De fato, muito perto da prefeitura há um museu voltado para esses laureados.
A prefeitura é repleta contrastes; do lado de fora, sua fachada de tijolos e duas torres lhe conferem uma aparência sóbria que contrasta fortemente com seu hall primorosamente decorado. O interior é surpreendente por seus murais gigantescos, criados por diferentes artistas noruegueses, bem como pelas vistas do fiorde oferecidas por suas grandes janelas. Sem mencionar as peças de grande valor histórico que estão dispostas em seus salões e corredores.

7. Fortaleza Akershus
Considerada uma das principais atrações turísticas na nossa lista do que fazer em Oslo, a Fortaleza de Akershus é um dos edifícios mais antigos da capital norueguesa. Um impressionante castelo de origem medieval, ele foi palco de inúmeras batalhas. Também foi usado como prisão e ainda hoje funciona como uma área militar.
Foi construído por volta do ano 1300, embora parte das estruturas que vemos hoje corresponda a uma reforma realizada no século XVII. Durante muito tempo, essa fortaleza contribuiu para a defesa da cidade e agora tem vários museus, como o Museu das Forças Armadas e o Museu da Resistência.
Além disso, devido à sua altura, a fortaleza oferece uma vista muito bonita do fiorde. Você pode comprar um ingresso individual na bilheteria ou optar pelo cartão turístico Oslo Pass para acesso direto.

8. Fiorde de Oslo
Sabemos que o Fiorde de Oslo não é tão impressionante quanto outros que podemos ver no oeste do país, mas isso não diminui sua importância. Conhecido localmente como Oslofjord, ele tem 100 quilômetros de extensão e difere de outros fiordes porque sua origem não é glacial, mas simplesmente uma entrada do mar que atravessa a cidade de forma sutil e bela.
É interessante notar que o fiorde é ladeado por várias ilhas e vilarejos que representam 40% da população total do país. Casas de madeira coloridas, cais, pequenos cafés e praias para um mergulho no verão se reúnem nessa área. Pura magia norueguesa!
Para aproveitar esse ambiente, algumas rotas marítimas na área são as seguintes:
- Passeio de barco de madeira pelo fiorde de Oslo
- Passeio de barco elétrico pelo fiorde de Oslo
- Cruzeiro de verão pelo fiorde de Oslo

9. Museu Norueguês da História Cultural e Museu Fram
A península de Bygdøy, conectada tanto por terra quanto por mar, abriga várias exposições que são de grande importância para a compreensão do passado das terras vikings. Uma das mais visitadas é o Museu Norueguês da História Cultural ou Norsk Folkemuseum. É uma área ao ar livre que recria ruas, lojas, casas e santuários de várias regiões do país. Postos de gasolina, farmácias, mercearias antigas e até uma igreja de madeira estão espalhados por esse tipo de parque temático de história e cultura. Além disso, os funcionários estão vestidos com trajes tradicionais.
Mas se há algo que caracteriza Oslo, é sua longa tradição marítima. É por isso que o Museu Fram abriga um imponente navio usado em importantes expedições polares entre 1893 e 1912. Se você quiser ver um dos navios de madeira mais fortes do mundo, esse museu é para você.
Para chegar à ilha onde esses museus estão localizados, o ônibus turístico de Oslo é uma opção muito boa. Além disso, esse serviço de transporte faz conexão com outras atrações importantes desse destino.

10. Parque Vigeland
Mais planos do que fazer em Oslo? Não queremos terminar este passeio sem falar do Parque Vigeland, um pulmão verde perfeito para relaxar em seus mais de 30 hectares. Ele está localizado um pouco na periferia, mas é perfeitamente conectado por transporte público, portanto, ir do centro leva apenas cerca de 25 minutos.
Além de sua extensa área arborizada, essa área de lazer tem mais de 200 esculturas, o que a torna um verdadeiro museu a céu aberto. Essas peças são obra do artista norueguês Gustav Vigeland, daí o nome do parque. Embora existam muitas delas, uma das mais conhecidas é o Angry Boy, ou Sinnataggen, que fica em uma ponte junto com muitas outras obras.
Perto dali há um grande monólito de granito, com 17 metros de altura, que simboliza o ser humano em diferentes estágios da vida, da infância à velhice. A qualidade de seus detalhes é excepcional, podemos garantir.
Para conhecer todos os segredos desse lugar e descobrir seus mais belos recantos, nada melhor do que participar de uma tour pelo Parque Vigeland. Quem está a fim?

Como ir do aeroporto de Oslo para o centro da cidade
Ao aterrissar na cidade, há várias maneiras de ir do aeroporto de Oslo para o centro da cidade. Uma delas são os trens regionais ou o Flytoget Airport Express Train. As paradas no Nationaltheatret ou na Estação Central tendem a ser as mais populares entre os turistas. A viagem leva cerca de 20 minutos e, dependendo da localização de sua acomodação, talvez seja necessário usar o metrô ou o bonde para chegar ao hotel.
Outra opção é o ônibus, que é uma rota mais barata, porém mais demorada. Se optar por transporte particular, você pode pegar táxis ou, melhor ainda, optar por um serviço de transfer com preço fixo. A última opção é particularmente interessante para quem viaja em grupo ou com bagagens volumosas, pois oferece o serviço mais personalizado para chegar ao centro de Oslo.
Como ir de Oslo a Bergen
Oslo é famosa por ser a capital da Noruega. No entanto, sabe-se que os fiordes noruegueses são outra das principais atrações turísticas da Noruega. Bergen é um dos destinos mais importantes para visitar nos fiordes noruegueses. Por esse motivo, é comum dar um pulo aqui depois de visitar a maior cidade do país.
Não tem certeza de como ir de Oslo a Bergen? Há várias opções, cuja escolha depende de seu orçamento e de seu gosto pessoal. A maneira mais rápida e cômoda é de avião, pois os dois destinos são conectados por diferentes companhias aéreas e a viagem leva menos de uma hora. Talvez seja a alternativa mais cara, mas, dependendo da época do ano e da antecedência da reserva, é possível encontrar passagens bastante acessíveis.
O percurso em carro alugado ou carro próprio pode levar cerca de sete a oito horas. No entanto, pode ser uma oportunidade única de fazer paradas e conhecer outras regiões. No entanto, o principal problema dessa opção é o preço do combustível. Por esse motivo, destacamos a opção de ir de ônibus ou trem. Embora a duração seja muito semelhante, ela tende a reduzir consideravelmente o custo da viagem.

Agora que você já sabe o que fazer em Oslo, só falta aproveitar esse destino como ele merece e começar a explorar suas ruas, seja por conta própria ou com um guia. Para mais planos na cidade, recomendamos que você sempre consulte o catálogo atualizado de excursões, visitas guiadas e atividades em Oslo. As opções são muitas e variadas!