O que fazer em Porto Rico: 6 planos imperdíveis

O que fazer em Porto Rico? Se você está curioso para saber mais sobre esse fascinante arquipélago caribenho, veio ao lugar certo! Vamos começar dizendo que esse é um país com um patrimônio cultural e natural incrível, caracterizado por um clima tropical agradável e uma variedade impressionante de ecossistemas. Tudo isso se traduz em paisagens encantadoras, cuja biodiversidade nunca deixa de fascinar os visitantes.
A gastronomia porto-riquenha também é considerada um patrimônio cultural, com pratos que conquistam paladares em todo o mundo. Então, vamos descobrir o que fazer em Porto Rico, entre lugares de sonho e novos sabores!
Onde fica Porto Rico
Porto Rico está localizado no Mar do Caribe, mais precisamente a leste da República Dominicana e a oeste das Ilhas Virgens. Tecnicamente, é um arquipélago, com uma ilha principal, Porto Rico, e algumas ilhas menores. Essas últimas, no entanto, são muito pequenas e pouco habitadas, por isso são comumente chamadas de ilha de Porto Rico.
Neste texto, vamos no referir à ilha principal, que tem uma área de cerca de 9.000 quilômetros quadrados e, portanto, é menor que o Sergipe. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que Porto Rico pertence oficialmente aos Estados Unidos como um território não incorporado, um tipo muito peculiar de estrutura governamental! E é por isso que tanto o espanhol quanto o inglês são falados na ilha.

1. Viejo San Juan
San Juan é, para todos os efeitos, a capital de Porto Rico. Seu centro histórico é uma visita obrigatória em qualquer viagem à ilha. A área é repleta de lojas, museus e restaurantes, alternando com seus coloridos edifícios em estilo colonial e ruas de paralelepípedos, onde é um prazer se perder. Se quiser conhecê-lo de perto, você pode participar deste romântico tour pelo Viejo San Juan ao entardecer.

Castelo de San Felipe del Morro
Construído para proteger a ilha de ataques marítimos, o castelo era inicialmente apenas um pequeno promontório equipado com canhões, mas 200 anos depois se tornou uma imponente construção defensiva. Atrás das grossas paredes da fortaleza, o tempo parece ter parado há cinco séculos e, explorando seus cômodos, é fácil deixar a imaginação voar para tempos passados.
Além de estar perfeitamente preservado, o interior do bastião tem painéis informativos que contam a história de Porto Rico. Por esse motivo, em nossa opinião, é um dos lugares mais interessantes para se visitar em San Juan. Você pode conhecê-lo, juntamente com outras atrações, participando desta visita guiada pelo Viejo San Juan com parada no Castelo de El Morro.

Castelo de San Cristóbal
O Castelo de San Cristóbal foi erguido para fins defensivos entre 1634 e 1790 e se tornou uma imponente fortaleza de 11 hectares. Durante um passeio pelo castelo, você pode visitar seus túneis secretos e alguns cômodos, como a casa da guarda e alguns alojamentos. Você também pode ver exemplos de roupas militares e até mesmo bombas de morteiro de 90 quilos.
De fato, esse posto avançado era essencial para defender a ilha de ataques por terra, enquanto El Morro protegia contra ataques por mar. Esse exemplo clássico da arquitetura militar espanhola, típico do período colonial, o transportará de volta no tempo.

2. Yauco, a cidade do café
A duas horas de carro de San Juan está a cidade cafeeira de Porto Rico. Yauco é cercado por colinas e rios, o lugar perfeito para o cultivo de um excelente café, famoso por sua riqueza aromática. É também uma área profundamente ligada à história colonial espanhola, que deixou muitos edifícios históricos como testemunho de sua passagem.
Se estiver curioso para visitar essa pequena joia no norte da ilha, reserve esta visita guiada ao Yaucromatic, um projeto de arte com arte de rua em seu centro. De fato, há algumas áreas da cidade de Yauco totalmente cobertas por murais coloridos, tornando essa pequena cidade porto-riquenha um museu a céu aberto.

3. Lagoa Grande de Fajardo
A Lagoa Grande de Fajardo é um espaço natural localizado na parte leste de Porto Rico, conhecido em todo o mundo graças ao efeito mágico criado por suas águas bioluminescentes. O fenômeno só ocorre em determinados lugares do planeta, onde as condições são ideais para a proliferação de organismos unicelulares do tipo plâncton que se iluminam quando se movem.
Ao cair da noite, a lagoa se enche de canoas, de onde os visitantes podem contemplar esse espetáculo da natureza. Um tour de caiaque na lagoa também é uma excelente oportunidade para fazer uma viagem tranquila em águas calmas, cercada por uma extraordinária paisagem de mangue.

4. Guavate e a Ruta del Lechón
Também prometemos a você algumas atrações gastronômicas, não é? Então aqui estamos em Guavate, um vilarejo no município de Cayey. Aqui há estradas montanhosas onde você encontrará vários restaurantes dedicados à preparação de carne de porco, no que é chamado de Ruta del Lechón, ou estrada do porco assado.
Portanto, não é preciso muita imaginação para descobrir qual é o prato mais popular da região. Se você já está com água na boca, junte-se a esta excursão a Guavate. Você terá a oportunidade de se refrescar na lechonera que mais agradá-lo e experimentar a deliciosa carne de porco!

5. Bosque Nacional El Yunque
El Yunque é uma bela floresta subtropical localizada na parte leste de Porto Rico e, com uma área total de 28.000 acres, é o pulmão verde da ilha. Caminhar por suas trilhas para descobrir suas paisagens incríveis e respirar seu ar puro é uma experiência verdadeiramente única.
A floresta é atravessada por diversas trilhas, algumas fáceis, outras mais desafiadoras e perfeitas para os exploradores mais ousados. Por meio de trilhas sinuosas, é possível chegar ao Pico Toro, o ponto mais alto da floresta, a mais de 1.000 metros acima do nível do mar. A melhor maneira de conhecer a área é com uma excursão ao Bosque Nacional El Yunque saindo de San Juan.

Cachoeira La Mina
Você sabia que a cachoeira La Mina, em Porto Rico, localizada no Bosque Nacional El Yunque, tem 11 metros de altura? Ela está localizada dentro da única floresta tropical nacional dos Estados Unidos e pode ser alcançada por uma curta caminhada de apenas 2 quilômetros. No entanto, tenha cuidado, pois a umidade aqui o afeta.
Mas quando chegar a uma das atrações naturais mais famosas da ilha, você poderá se refrescar na piscina natural ao pé da cascata. Com sua beleza intocada e vegetação exuberante, essa é uma das atrações imperdíveis do país. Temos certeza de que ela ficará em seu coração!
E se você estiver com disposição para aventuras, várias atividades na natureza, como canyoning, são organizadas no próprio parque.

6. Ilha de Culebra
Estávamos dizendo que Porto Rico é, na verdade, um arquipélago com outras pequenas ilhas. Uma das mais populares e visitadas é a ilha de Culebra, perfeita para quem busca paisagens autênticas do Caribe. Localizada a 27 quilômetros a leste de Porto Rico, Culebra é uma pequena ilha conhecida por suas praias imaculadas e recifes de corais coloridos.
É um destino ideal para uma excursão. As praias mais conhecidas da ilha são a Playa Flamenco e a Playa Tamarindo e você pode descobri-las facilmente com uma excursão à ilha Culebra de catamarã saindo de San Juan. Esse é um dos destinos obrigatórios se você estiver viajando para Porto Rico!

Resumir em poucas linhas o que ver em Porto Rico é impossível, mas esperamos tê-lo convencido a reservar sua próxima viagem a essa terra paradisíaca. Também o convidamos a escolher entre nosso catálogo de atividades, visitas guiadas e excursões em Porto Rico da Civitatis para enriquecer sua viagem com novas e inesquecíveis lembranças.