Albânia

O que fazer em Tirana: 10 lugares imperdíveis

Foto panoramica di una moschea di Tirana accanto a un palazzo e un monte ricoperto di boschi sullo sfondo
Descubra o que fazer em Tirana com a Civitatis. Vamos revelar o que você não pode perder nesta capital ainda pouco explorada.
12 agosto 2025

Se você é daqueles que se perguntam se vale a pena visitar a capital desse país, saiba que a resposta é sim. Há muitas coisas para ver em Tirana, na Albânia. Nos últimos anos, a cidade passou por grandes transformações, tornando-se a nova e brilhante face de uma Albânia vanguardista.

Aqui você encontrará uma combinação inesperada de culturas, entre mesquitas, igrejas e palácios do antigo partido comunista. Para não falar dos parques, as muitas esculturas contemporâneas e os enormes murais de arte urbana. Em suma, Tirana é o destino certo se você deseja descobrir a fundo a história diversa da Albânia.

1. Praça Skanderbeg

Qualquer passeio por Tirana que se preze começa na sua praça principal, e o nosso free tour por Tirana não é exceção. A enorme praça foi recentemente repavimentada com mármores provenientes de todo o país e acolhe a estátua do herói nacional a quem é dedicada.

A Praça Skanderbeg é, portanto, o centro nevrálgico de Tirana, uma grande área pedonal frequentemente decorada com instalações de arte contemporânea e rodeada por alguns dos edifícios mais importantes da cidade. Entre estes destacam-se a Torre do Relógio, erguida no século XIX, e o Museu de História Nacional, que merece ser visitado.

A estátua de um cavaleiro colocada no topo de uma rocha no centro de uma praça pavimentada com tijolos policromáticos, uma das coisas que ver em Tirana
O monumento dedicado a Jorge Kastrioti, Skanderbeg, herói albanês

2. Mesquita Et’hem Bey

Entre os monumentos da praça que mais chamarão sua atenção está a mesquita Et’hem Bey. Este é o símbolo mais reconhecível da mistura cultural albanesa. Construída no século XVIII, é uma joia arquitetônica enriquecida por afrescos com temas vegetais, únicos em seu gênero.

Durante o comunismo, a mesquita foi fechada aos fiéis. Em 1991, em sinal de protesto contra o regime, 10.000 pessoas invadiram a mesquita, marcando o início do fim do comunismo na Albânia. O evento tornou-a um símbolo de liberdade e uma visita imperdível que fazer em Tirana.

Uma mesquita à noite iluminada por dentro e fotografada de baixo. Na fachada externa, podem-se ver afrescos com temas vegetais, enquanto atrás dela se ergue uma torre pontiaguda e estreita
A fachada cheia de afrescos da mesquita Et’hem Bey, na Albânia

3. Pirâmide de Tirana

A arte contemporânea encontrou seu espaço em Tirana graças, sobretudo, aos seus cidadãos, ansiosos por recuperar os espaços roubados pelo regime comunista de Enver Hoxha. Entre eles, destaca-se o imponente museu dedicado ao ditador, construído na década de 1980 e abandonado até 2018.

Rebatizado como Pirâmide de Tirana, o edifício é hoje um centro de congressos e estudos. As obras de restauração embelezaram-no com detalhes contemporâneos, devolvendo-o aos cidadãos e turistas. Para saber mais sobre a sua história, pode reservar esta tour pela Tirana comunista.

Um grande edifício branco em forma de pirâmide imerso no verde de um parque urbano e, atrás dele, à esquerda, avistam-se arranha-céus modernos
A Pirâmide de Tirana é um exemplo de arquitetura comunista realmente curioso

4. Casa das Folhas

Entre as visitas que fazer em Tirana, não se pode deixar de visitar a Casa das Folhas, outro dos edifícios utilizados pela antiga ditadura comunista. A antiga sede da polícia secreta ainda conserva importantes testemunhos das técnicas de repressão utilizadas contra os cidadãos.

Trata-se de uma elegante vila dos anos 30 coberta por heras e folhagem, daí o nome. Em 2020, recebeu também o Prêmio Museu do Conselho da Europa, por ser um dos museus mais significativos da cidade e da Albânia em geral.

5. Blloku

Por falar em vilas elegantes, vamos agora ao animado bairro de Blloku. Antigamente ponto de encontro da elite política e intelectual do regime comunista, hoje é a zona mais badalada de Tirana. Aqui você encontrará bares da moda, restaurantes de design e uma animada vida noturna.

Perca-se pelos bares deste bairro à descoberta dos pratos típicos albaneses, desde o salgado byrek ao doce baklava, tudo regado com o delicioso raki.

6. Bunk’Art 2

Quando a Guerra Fria chegou a ameaçar o regime de Enver Hoxha, este ordenou a construção de vários bunkers antiatómicos. Um deles fica no centro da cidade e é dedicado à memória das vítimas do regime. A experiência é imersiva e comovente, com exposições que contam histórias pessoais e coletivas.

Uma cúpula de cimento com uma porta frontal e as inscrições Museum e Bunk'Art 2 em ambos os lados, localizada no centro de uma praça da cidade
A entrada do Bunk’Art 2 permaneceu igual desde a época em que foi construído

7. Catedral ortodoxa da Ressurreição

Já dissemos que a Albânia é, antes de tudo, um cruzamento de culturas e religiões. É por isso que, além das mesquitas, você também encontrará várias igrejas na capital. A Igreja da Ressurreição é um símbolo indiscutível da liberdade de culto recém-conquistada.

Foi inaugurada em 2012 e construída nas proximidades da Praça Skanderbeg. A sua arquitetura contemporânea e os seus interiores majestosos valeram-lhe o título de terceira maior igreja ortodoxa da Europa. O que dizer, merece certamente uma visita!

Uma fachada externa opulenta, típica de uma igreja moderna, com um campanário, um edifício principal decorado com vitrais e uma forma circular peculiar, e um terceiro edifício lateral menor
A majestosa catedral ortodoxa de Tirana, uma visita imperdível que fazer em Tirana

8. Pazar Meydani

Este mercado animado é o lugar ideal para mergulhar na cultura local. Você encontrará produtos frescos, especiarias, lembranças artesanais e pequenos restaurantes onde poderá saborear os pratos típicos do país. Perfeito para um passeio entre as cores e os aromas mais autênticos da Albânia.

9. Bunk’Art 1

No circuito dos antigos bunkers reconvertidos de Tirana, o Bunk’Art 1 é certamente o maior. Construído no sopé do Monte Dajt, nos arredores da capital, possui várias salas distribuídas por cinco andares. Um verdadeiro palácio subterrâneo que abriga até um teatro.

Tal como no Bunk’Art 2, também aqui encontrará um museu de história e arte contemporânea. Um percurso único no seu gênero, que não se limita a contar a tragédia do regime. É também utilizado para exposições artísticas e espetáculos teatrais. É sem dúvida uma das coisas imperdíveis que ver em Tirana.

Pasillos subterráneos de Bunk'Art 1 iluminados con luz tenue
Corredores subterrêneos do Bunk’Art 1

10. Monte Dajt

O Monte Dajt domina Tirana com uma altura de 1613 metros. Você pode chegar lá através do teleférico que fica a poucos minutos do Bunk’Art 1. Uma vez no topo, você poderá admirar vistas deslumbrantes de Tirana e fazer caminhadas mergulhado no verde do seu Parque Nacional.

Se você deseja combinar ambas as atrações em uma única opção, pode reservar esta tour excursão ao monte Dajti e ao Bunk’Art 1. O bunker que abriga o museu foi construído no sopé da montanha, uma localização estratégica à prova de bombas.

Duas cabines suspensas por dois cabos que sobem e descem do topo de uma montanha, com o perfil da cidade de Tirana ao fundo
Os teleféricos que levam ao topo do Dajt, uma visita imperdível em Tirana

O que visitar perto de Tirana

Além das principais atrações que acabamos de listar, também há muitos destinos imperdíveis nas proximidades da capital. Se você tiver mais tempo disponível, os arredores de Tirana oferecem destinos maravilhosos que enriquecerão sua viagem à Albânia. Aqui estão alguns dos principais destinos:

Shkoder

Situada no norte do país, Shkoder é a capital cultural da Albânia. Durante a excursão a Shkoder saindo de Tirana, você poderá admirar as ruínas do seu castelo e descobrir seu passado complexo graças às explicações de um guia.

A bandeira da Albânia hasteada no topo das ruínas de um antigo castelo medieval, com uma montanha e algumas casas ao fundo
Os restos do castelo de Shkoder

Lago Koman

Se você acha que os fiordes só existem na Noruega, deveria ver os que se formaram ao longo do Lago Koman. Esta atração natural é uma das mais belas da Albânia. Você pode visitá-la a partir de Shkoder com esta excursão ao Lago Koman.

Berat

Conhecida como a “cidade das mil janelas”, Berat é Patrimônio Mundial da UNESCO. É um raro exemplo de cidade otomana bem preservada, enriquecida pelas fachadas imponentes de antigos palácios erguidos às margens do rio. Uma joia a ser explorada nesta excursão a Berat saindo de Tirana.

Foto tirada de um pequeno barco, cuja proa é visível, navegando por um lago cercado por montanhas em um dia ensolarado e sem nuvens
O lago Koman oferece vistas impressionantes!

Kruja

Lembra-se da Praça Skanderbeg? O herói albanês a quem ela é dedicada nasceu em Kruja, antiga capital do país. Hoje, ela ainda mantém todo o charme de uma cidade medieval, com seu castelo e sua história incrível. Nesta excursão a Kruja, revelaremos todos os seus segredos.

Voskopjë

Voskopjë é um povoado montanhoso localizada no sudeste do país, conhecido por seu patrimônio cultural e religioso e atrai visitantes com suas igrejas ornamentadas e deslumbrantes paisagens naturais. Você pode conhecer esse lugar pitoresco fazendo uma excursão à lagoa Ohrid e Voskopjë.

Vista de uma pequena vila rodeada por vegetação no topo de uma montanha e dominada pelas ruínas de um antigo castelo em ruínas num dia ensolarado
Vista do pitoresco povoado de Kruja

Agora que você já sabe o que ver em Tirana, só falta preparar seu itinerário e partir à descoberta desta capital multifacetada! E se você está procurando inspiração para sua próxima viagem, basta navegar pelo catálogo da Civitatis e deixar-se guiar pelas nossas melhores atividades.

Más en
COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

O mais lido #Albânia

Lo más leído #Albânia