Selecione seu idioma

O que ver em Menorca: 15 lugares para descobrir a ilha
Europa

O que ver em Menorca: 15 lugares para descobrir a ilha

Além de sua beleza natural, graças às suas calas, praias virgens, penhascos e faróis, Menorca é um paraíso que oferece uma excelente oferta cultural, histórica e de lazer, tornando-a uma das melhores opções para uma escapada no Mediterrâneo. A ilha, declarada reserva da biosfera pela Unesco, é o destino perfeito para férias em família, em casal ou com amigos.

Menorca tem uma área de quase 700 quilômetros quadrados e pouco mais de 200 quilômetros de costa, portanto, se estiver planejando férias e quiser descobrir os pontos de interesse mais destacados, desfrutando das paisagens, centros históricos, cultura e gastronomia, recomendamos que passe pelo menos 4 ou 7 dias (1 semana).

Você quer saber o que ver em Menorca? Na Civitatis, lhe sugerimos uma seleção dos 15 melhores lugares para aproveitar ao máximo sua viagem. Nossa recomendação é alugar uma moto ou um carro para ter a liberdade de explorar a ilha no seu próprio ritmo e desfrutar das calas e das paisagens menos concorridas.

15 melhores lugares para visitar em Menorca

  1. Calas Macarella e Macarelleta
  2. Ciutadella e seu centro histórico
  3. Cala Turqueta
  4. Son Bou, a maior praia
  5. A Pont d’en Gil
  6. Calas Mitjana e Mitjaneta
  7. Fornells, o povoado pesqueiro
  8. Cala Pregonda
  9. Mahón, a capital
  10. Binibeca Vell e seu toque boêmio
  11. Farol de Favàritx
  12. Camí de Cavalls
  13. Cova d’en Xoroi
  14. Farol de Punta Nati
  15. Menorca desconhecida
Vista geral da cala Macarelleta e suas águas cristalinas com seu entorno natural selvagem.
A cala Macarelleta, em Menorca

1. Calas Macarella e Macarelleta

Estas calas virgens no sul são consideradas por muitos visitantes como as melhores da ilha. Estão localizadas no município de Ciudatella e se destacam por seus tons turquesa, areia branca e fina, além de serem cercadas por pinheiros ao pé da praia.

Por serem as calas mais famosas, na temporada de verão e devido à superlotação, não é possível acessá-las com seu próprio veículo, sendo necessário comprar uma passagem de ônibus saindo da cidade. Além de descansar na areia e tomar banho de sol, é possível desfrutar de atividades como snorkel na caverna da cala Macarella para explorar suas cavidades e a vida marinha do local. Uma aventura impressionante!

2. Ciutadella e seu centro histórico

Depois de desfrutar das maravilhosas calas Macarella e Macareletta, é o momento de conhecer as ruas estreitas do centro histórico de Ciutadella ou Ciudalela, como também é conhecida. A sensualidade do porto, seu importante legado histórico e o charme imponente de suas ruas e praças farão com que você se apaixone. E para apreciá-lo melhor, recomendamos fazer o free tour por Ciutadella para entender a importância histórica desse núcleo urbano enquanto você conhece pontos destacados como Igreja de Santo Cristo, a Catedral de Santa Maria e a Casa do Bispo.

Vista geral do porto de Ciudadela, em Menorca.
O porto de Ciudadela, Menorca

A 5 quilômetros de Ciutadella, você pode visitar a Naveta des Tudons, considerada o monumento pré-histórico mais antigo da Europa. Trata-se de uma necrópole megalítica totalmente isolada, construída no ano 1.000 a.C  e, de uma forma muito peculiar. Este tipo de monumentos megalítico existe apenas em Menorca, tornando-o uma das principais atrações da cidade.

3. Cala Turqueta

 A Cala Turqueta é outro dos pontos turísticos que você encontrará em seu percurso por Menorca. Se você está montando um itinerário de viagem, leve em conta que essa cala está localizada perto de Cala Macarella, portanto, aproveite a oportunidade para visitá-la!

Este lugar de idilíco se destaca pela floresta de pinheiros que a rodeia, bem como pelas rochas que decoram sua paisagem natural. Para conhecê-la, você pode reservar um passeio de barco saindo de Cala’n Bosch, que inclui visitas para essa cala e a outras surpreendentes.

4. Son Bou, a maior praia

Essa é a praia favorita de todos os visitantes de Menorca. Com 2,5 quilômetros de comprimento e 50 metros de largura, esta praia de mar aberto é ideal para quem viaja em família ou, por que não, em casal. Além disso, é de fácil acesso, oferece serviços como bares e lanchonetes e seus estacionamentos são gratuitos. Nos arredores da praia você existe uma reserva natural, ideal para um passeio e para apreciar seu charme.

Praia de Son Bou com águas cristalinas em Menorca, Ilhas Baleares.
Praia de Son Bou com suas águas cristalinas

5. A Pont d’en Gil

A Pont d’en Gil é uma ponte suspensa no meio do mar na zona de Ciutadella, perfeita para contemplar e tirar fotos espetaculares. O buraco sob os penhascos permite a passagem de pequenos barcos. Você pode chegar à ponte a pé ou de bicicleta, graças ao Camí de Cavalls, uma rota que contorna toda a ilha; no entanto, a melhor maneira de chegar lá é pelo mar.

Pôr do sol na Pont d'en Gil, com vista para a costa de Menorca.
Entardecer em Menorca com a Pont d’en Gil ao fundo

6. Calas Mitjana e Mitjaneta

Onde quer que você vá, Menorca é um paraíso natural. Agora é a vez da Cala Mitjana, que, com suas águas cristalinas e areia branca, forma uma pequena baía natural no barranco que leva seu nome. E para desfrutar de uma cala mais “íntima”, você encontrará a Cala Mitjaneta, com seus penhascos e uma extensa vegetação, a apenas 5 minutos de caminhada.

Se estiver procurando descobrir essas e outras calas da região, não perca este passeio de barco em que você visitará as calas de Son Saura, Trebaluger ou Escorxada.

7. Fornells, o povoado pesqueiro

Agora vamos para o norte de Menorca com um dos lugares fundamentais para conhecer: Fornells, um povoado pesqueiro que tem todo o charme do mediterrâneo e que combina gastronomia, calas e história em um lugar incomparável.

Algumas das atrações desse pequeno vilarejo de pescadores são a Torre de Fornells ou sua bela baía, com mais de três quilômetros de extensão, onde é possível desfrutar de um passeio de veleiro para contemplar as paisagens ou, se estiver em busca de aventura, você pode praticar paddle surf em sua costa. No entanto, a fama de Fornells se deve ao seu prato estrela: o guisado de lagosta. Você precisa experimentar!

Vista panorâmica da costa e do povoado de Fornells, em Menorca.
Costa e povoado de Fornells em Menorca

8. Cala Pregonda

 Na parte norte da ilha, entre as diferentes e cristalinas praias, Cala Pregonda se destaca pela cor avermelhada de sua areia e pelo aspecto selvagem que a torna um lugar único. A praia é perfeita se você gosta de estar com poucas pessoas, e também tem outras calas: uma rochosa para praticar snorkel, uma mais ampla para nadar e uma praia com piscinas naturais.

Se, além da Cala Pregonda, você quiser explorar outras praias, não hesite em fazer um passeio de barco por outras calas do norte, onde você visitará as praias de Cavallería, Binimela e a Cala Mica.

9. Mahón, capital de Menorca

Embora a Ilha Balear seja famosa por seu patrimônio natural, não podemos ignorar a beleza de seus núcleos urbanos, especialmente sua capital: Mahón. Com quase trinta mil habitantes, possui monumentos (a fortaleza de Mola ou o bastião de Sant Roc), festividades e um dos maiores portos naturais do mundo.

Mas a cidade também é famosa por outro motivo, o queijo de Mahón, originário da capital menorquina mas atualmente produzido em toda a ilha. Você não pode deixar este lugar sem provar seu delicioso e intenso sabor.

Você gostaria de conhecer mais sobre a cidade? Então, o melhor plano é este tour por Mahón com um passeio de barco que inclui uma visita à praia de Punta Prima e ao povoado de Binibeca.

Rua de paralelepípedos no centro histórico de Mahón, Menorca.
Rua no centro histórico de Mahón

10. Binibeca e seu toque boêmio

A menos de 10 quilômetros de Mahón fica Binibeca, um povoado de Menorca cuja atmosfera lembra os antigos vilarejos de pescadores. Suas ruas de paralelepípedos, casas caiadas e a cor branca como protagonista, lhe proporcionam esse ar boêmio, que lhe convidará a relaxar e apreciar a beleza de suas casas com varandas de madeira, sua igreja, sua praça principal ou desfrutar do passeio marítimo. E, não perca a oportunidade de visitar a Cala Binibeca e se aventurar praticando caiaque e snorkel em suas águas turquesas.

11. Farol de Fàvaritx

Localizado no cabo de Fàvaritx, a cerca de 16 quilômetros de Mahón, este farol é um dos mais visitados de Menorca, devido à sua faixa preta característica que envolve a torre em forma de espiral.  Foi construído em 1917 e inaugurado em 1922, e sua origem se deve aos muitos naufrágios que ocorreram nessa área.

Você pode visitar o farol em um passeio longo, mas agradável, a pé, de carro ou de bicicleta. Você também pode contemplá-lo neste tour de veleiro de dia completo por Menorca.

Farol de Favàritx, Parque Natural s'Albufera des Grau, um dos lugares que ver em Menorca.
O farol de Favàritx na ilha de Menorca

12. Camí de Cavalls

O Camí de Cavalls é uma rota de 185 quilômetros que contorna toda a ilha de Menorca e é, para os mais aventureiros e amantes das trilhas, outra das grandes experiências que a ilha tem a oferecer. O caminho compreende 20 etapas, mas recomendamos que você escolha alguns trechos, como o que vai da Cala des Talaier a Cala Escorxada, pois oferece paisagens de penhascos, florestas e calas turquesas.

13. Cova d’en Xoroi

Para os amantes dos entardeceres acompanhados de boa música, a Cova d’en Xoroi é outro dos lugares essenciais para conhecer em Menorca. Essa gruta natural, localizada na Cala de Porter, tem vários mirantes, um bar e uma boate exclusiva onde você pode explorar a vida noturna da Ilha Balear.

Terraços da Cova d'en Xoroi em Cala Porter, um dos lugares que visitar em Menorca
Terraço da Cova d’en Xoroi em Cala Porter, Menorca

14. Farol de Punta Nati

Se você adora faróis, mas também adora ver os entardeceres, não deixe de visitar o Farol de Punta Nati. Situado no norte da ilha e, muito perto de Ciutadella, esse é sem dúvida um dos lugares mais populares para ver os melhores entardeceres da ilha. Você pode desfrutar de uma paisagem natural selvagem com penhascos de mais de 40 metros de altura. O farol possui dois edifícios retangulares independentes, construídos em 1913.

15. A Menorca desconhecida

 Já mencionamos as praias, os monumentos, as ruas e o patrimônio de Menorca, mas o interior da ilha também tem seu lado mais rural. Com vilarejos e recantos escondidos, e até mesmo calas selvagens, seus olhos ficarão encantados à medida que você a conhecer melhor. Você só poderá descobrir esses lugares com este tour de 4×4 pela Menorca desconhecida.

Menorca é um tesouro! A ilha, com seus 700 quilômetros de extensão, é um cofre repleto de surpresas para todos os seus visitantes, com uma infinidade de atividades para explorar e desfrutar de Menorca. Sejam amantes da praia, dos entardeceres e do charme histórico, ou fãs das trilhas e dos esportes aquáticos, como snorkel, caiaque ou mergulho, entre outros, Menorca tem tudo para surpreendê-lo!

Mais em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *