Europa

O que fazer em Istambul: 10 planos imprescindíveis

Santa Sofia, em Istambul, vista da água, com um céu claro ao fundo.
Mesquitas, basílicas, bazares e palácios destacam-se entre na lista do que fazer em Istambul. Um destino que encanta!
25 outubro 2025

Capital de três impérios e a única cidade do mundo localizada em dois continentes e entre dois mares. Impossível resistir a um destino como este! Mas… o que fazer em Istambul? Reunimos seus monumentos e locais mais emblemáticos para facilitar qualquer viagem a este canto da Europa Oriental.

De qualquer forma, para uma primeira visita, recomendamos sempre reservar um free tour por Istambul ou uma rota privada. Esse tipo de atividade oferece uma introdução perfeita à história da cidade, além de ser muito útil para começar a se orientar nas ruas.

1. Santa Sofia

As origens deste templo remontam ao século XI, quando foi construído como basílica ortodoxa por ordem do imperador Justiniano I. Desde então, este local de culto passou por diversas crenças religiosas, uma amostra da diversidade cultural que marcou a história de Istambul. Foi reconvertido ao catolicismo e, em 1453, passou a ser utilizado como mesquita.

O monumento é considerado uma das obras-primas da arquitetura bizantina. Impressiona tanto por fora, com suas cúpulas sobrepostas, quanto por dentro, graças aos seus mosaicos intricados e suas decorações luxuosas. Além disso, juntamente com outros espaços do centro histórico da cidade, é protegido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Se você quiser descobrir todos os seus segredos, recomendamos adquirir com antecedência um ingresso de Santa Sofia com audioguia ou optar por uma visita guiada por Santa Sofia. Além disso, você pode visitar o Museu de História de Santa Sofia, uma exposição localizada a apenas cinco minutos a pé e que abriga objetos e diferentes elementos audiovisuais para continuar investigando o passado de um dos monumentos imperdíveis e de visita obrigatória para fazer em Istambul.

Detalhe do interior da cúpula da Santa Sofia, repleta de inscrições árabes e tons dourados
Detalhe do interior da cúpula da Santa Sofia, um ícone de Istambul

2. Palácio Topkapi

Construído entre os anos de 1459 e 1478 aproximadamente, o Palácio de Topkapi é um dos monumentos de maior importância histórica da cidade, pois serviu como residência principal dos sultões otomanos durante quase quatro séculos.

O complexo, que atualmente funciona como museu e biblioteca, é uma visita obrigatória para fazer em Istambul. É formado por diferentes edifícios unidos por vários jardins e protegidos por uma muralha. Abriga relíquias de Maomé, o fundador do Islã, uma extensa coleção de armas, diferentes joias e obras de arte provenientes das posses privadas dos sultões, espólios de guerra ou presentes de mandatários estrangeiros.

Você tem a opção de visitar este monumento por conta própria, reservando um ingresso do Palácio de Topkapi sem filas. Explore livremente os pátios, o Tesouro, a Casa da Moeda Imperial, o harém ou o pavilhão de Bagdá, entre outras áreas. Ou, se preferir, pode admirar suas diferentes salas participando do tour pelos palácios e mesquitas de Istambul. Você decide!

Fachada do palácio Topkapi repleta de azulejos azuis e janelas ricamente decoradas
O Palácio de Topkapi é outro dos locais imperdíveis para vistar em Istambul

3. Museu Arqueológico de Istambul

Por ser uma cidade com uma rica história, não é de se surpreender que Istambul tenha uma seleção impressionante de museus. Além do Palácio Topkapi, recomendamos que você visite o Museu Arqueológico de Istambul, que abriga uma grande variedade de objetos gregos, romanos e bizantinos.

Um de seus maiores destaques é o sarcófago de Alexandre Magno, um túmulo do final do século IV a.C. pertencente a uma das figuras mais famosas da história universal. Também se destaca a Porta de Ishtar, uma das antigas entradas das muralhas da Babilônia, na Baixa Mesopotâmia.

Portico de entrada de um museu em Istambul com uma escultura de pedra junto à fachada
O Museu Arqueológico de Istambul é um dos mais importantes da cidade

4. Cisterna da Basílica

A Cisterna da Basílica é outro dos planos imperdíveis na lista do que fazer em Istambul. Trata-se de um antigo depósito de água concebido para abastecer os diferentes palácios otomanos em caso de cerco. Foi construído no ano 532!

Este monumento subterrâneo tem mais de 300 colunas e uma altura de cerca de 9 metros. É a maior das 60 cisternas que existiam em Istambul e calcula-se que pudesse armazenar até 100.000 metros cúbicos de água. Os números são realmente impressionantes. Para conhecer a história desta construção em detalhe, nada melhor do que reservar a tour pela Cisterna da Basílica.

Colunas e arcos do interior da Basílica Cisterna de Istambul, um templo diáfano cujos tetos se refletem em um piso repleto de água
A Cisterna da Basílica é um dos cenários do romance Inferno, de Dan Brown

5. Mesquita Azul

Decorada com mais de 20.000 azulejos feitos à mão, a Mesquita do Sultão Ahmed é uma das mesquitas mais bonitas do mundo. Sabiam que é apelidada de Mesquita Azul precisamente devido à tonalidade da sua decoração interior?

Este local de culto foi construído em 1617 e é um dos monumentos otomanos mais emblemáticos. Foi erguido sobre as fundações do Grande Palácio de Constantinopla e foi, durante centenas de anos, o único templo da cidade com seis minaretes. Um verdadeiro símbolo de poder.

Você pode desfrutar de uma visita guiada pela Mesquita Azul para apreciar este ícone em todo o seu esplendor. A melhor maneira de descobrir tudo sobre o seu passado.

Cúpulas em tons vivos de azul índigo no interior da Mesquita Azul de Istambul
O interior da Mesquita Azul é pura beleza

6. Hipódromo de Constantinopla

Localizado ao lado da Mesquita Azul, o hipódromo de Constantinopla é outro dos locais mais importantes na lista do que fazer em Istambul. Data do ano 203 e foi um estádio utilizado para corridas de cavalos durante todo o período bizantino. Embora sua estrutura tenha sido destruída no século XV, continua sendo um ponto de referência turístico. Seu espaço é agora ocupado pela praça Sultanahmet, cujas dimensões permitem imaginar a magnitude do antigo monumento.

Como se isso não bastasse, nesta área encontra-se o obelisco de Teodósio, uma colossal peça egípcia com mais de 3.000 anos proveniente do templo de Karnak. Curiosamente, foi trazido para estas terras no século IV por ordem do imperador Teodósio I.

Um obelisco com hieróglifos egípcios ao lado de várias árvores e das torres de uma mesquita
O hipódromo de Constantinopla está localizado no centro histórico de Istambul

7. Grande Bazar

Chegaremos ao Grande Bazar, um dos mercados cobertos mais antigos e maiores do mundo. Mais de 4.000 lojas compõem este complexo, oferecendo aos turistas e moradores locais todos os tipos de produtos, desde alimentos até artesanato, moda ou joias.

Garantimos que passear pelo Grande Bazar é uma experiência cultural realmente inesquecível. Você não pode sair de lá sem provar os doces típicos de Istambul ou comprar alguma lembrança para levar para casa. Além disso, a apenas 10 minutos a pé desse local, encontra-se o Bazar das Especiarias, ou Bazar Egípcio. Outro lugar perfeito para fazer compras em Istambul, especialmente para encontrar gastronomia típica.

Uma mulher loira posando para a câmera em um corredor repleto de arcos e barracas no Grande Bazar de Istambul
Quem consegue resistir a fazer compras no Grande Bazar de Istambul?

8. Mesquita de Suleiman

Continuamos explorando os monumentos a visitar em Istambul, com destaque para a mesquita de Suleiman, uma das maiores da cidade. Foi construída no século XVI sobre uma colina e era tão grande que o complexo também abrigava escolas muçulmanas, hammam e até um bazar. Além disso, chegou a ser usada como depósito de munições durante a Primeira Guerra Mundial.

Além de sua história, a mesquita se destaca pelas vistas panorâmicas perfeitas que oferece a partir de um de seus pátios. O tour pelas mesquitas de Istambul é uma ótima opção para explorar este monumento e muitos outros edifícios religiosos. O que você está esperando para participar?

Uma mesquita de grandes dimensões, rodeada por torres e cúpulas com vista para as águas do estreito de Istambul
A mesquita de Suleiman também é conhecida como mesquita de Solimão ou Süleymaniye

9. O Bósforo

Ainda não falamos sobre os passeios de barco por Istambul? Como mencionamos no início, a cidade está localizada entre dois continentes, separados por um estreito conhecido como Bósforo. Para ir de um para o outro, você pode atravessar a pé uma das pontes ou desfrutar de um cruzeiro pelo Bósforo, também disponível ao entardecer, à noite ou até mesmo em um iate privado. Alguns desses passeios incluem ainda uma parada no lado asiático da cidade para que você possa visitar bairros como Kanlıca ou Üsküdar.

Das águas do Bósforo é possível avistar outros monumentos importantes da cidade, como o palácio de Dolmabahç, um dos mais ostentosos de Istambul, a mesquita de Ortaköy ou a torre da Donzela. Você não vai parar de tirar fotos!

Dentro do Bósforo, destaca-se a zona conhecida como Corno de Ouro, um estuário que banha a parte mais antiga da Istambul otomana. Como ler não é o mesmo que viver, incentivamos você a fazer um cruzeiro pelo Bósforo e pelo Corno de Ouro para desfrutar dessa maravilha pessoalmente.

Uma mesquita nas margens do estreito de Istambul e junto à ponte ao pôr do sol
A mesquita Ortakoy é um dos templos mais charmosos que podem ser vistos nas margens do Bósforo

10. Torre de Gálata

O que mais há na lista do que fazer em Istambul? Se você gosta de boas vistas, recomendamos que suba à torre de Galata, uma das mais antigas do mundo. Com os seus 61 metros de altura, é sem dúvida um dos melhores mirantes da cidade.

As origens medievais do monumento remontam ao século VI, quando foi construído para servir como farol e torre de vigia. No entanto, a construção tal como a vemos hoje corresponde mais a uma remodelação realizada pelos comerciantes genoveses centenas de anos depois. Curioso, não é?

Outro mirante interessante, embora um pouco mais distante do centro, fica no edifício Istanbul Sapphire, um dos mais altos da cidade. Esta construção moderna conta com um observatório que oferece vistas incríveis do Bósforo. Para acessar a plataforma, basta comprar o ingresso do mirante da Torre Zafiro, cujo preço é muito acessível para qualquer bolso.

Uma torre de pedra com um topo triangular e uma gaivota sobrevoando a área
A Torre de Galata fica ao norte do Corno de Ouro e é um dos monumentos imperdíveis de Istambul

Como se locomover em Istambul?

O transporte público de Istambul conta com uma ampla rede de ônibus, bondes, metrô e até barcos. Essa rede funciona de forma bastante eficiente e, para aproveitá-la, existem tanto bilhetes simples quanto passes com descontos para realizar diferentes viagens.

No entanto, a forma mais confortável e descontraída de se deslocar em Istambul é adquirindo bilhetes do ônibus turístico. Você poderá subir e descer quantas vezes quiser durante o período de validade deste passe para chegar facilmente e sem se cansar aos monumentos mais importantes da cidade. Por outro lado, se não souber como ir do aeroporto de Istambul ao centro e não quiser utilizar o transporte público, na Civitatis podem reservar um transfer privado direto para o hotel.

Por último, dentro desta seção dedicada à mobilidade, recomendamos o tour de segway por Istambul. Uma atividade emocionante, divertida e realmente relaxante pelo centro histórico. Você vai perder?

O que comer em Istambul?

A cidade é conhecida por sua rica e variada cultura gastronômica, que inclui influências do Império Otomano, Ásia Central, Balcãs e Cáucaso. Um paraíso para os amantes da boa comida! Por esse motivo, uma tour gastronômico por Istambul é um plano imperdível em sua viagem.

Um dos pratos de street food mais tradicionais é o kumpir, uma batata assada recheada com manteiga, vegetais, carne moída, azeitonas, molhos e muitos outros acompanhamentos à escolha. O frango com mel, o peixe azul do Bósforo, conhecido como lüfer, ou o toque doce do baklava destacam-se entre os produtos que vale a pena experimentar.

Uma batata assada recheada com salsichas, pepino, azeitonas e molhos, um prato típico da cozinha turca
O kumpir é um dos pratos mais tradicionais e baratos para se comer em Istambul

E até aqui esta lista de atrações imperdíveis do que fazer em Istambul. Todas elas podem ser perfeitamente visitadas durante uma viagem a Istambul em 3 dias. É claro que, se você tiver mais tempo, poderá aproveitar para conhecer outros monumentos ou fazer uma excursão a alguma cidade próxima para continuar explorando a fronteira entre a Europa e a Ásia.

Para obter mais ideias para a sua escapadela, nada melhor do que consultar a nossa seleção completa de excursões, visitas guiadas e atividades em Istambul. Oferecemos desde viagens organizadas pela Turquia até percursos originais pela cidade, como um free tour pela Istambul alternativa. Hora de voar!

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación: