O que fazer nas Ilhas Galápagos: roteiro completo pelo arquipélago

Visitar as Ilhas Galápagos é conhecer o lugar com o maior número de espécies vegetais e animais endêmicas do planeta. Também é imaginar Charles Darwin chegando a bordo do emblemático Beagle a esse arquipélago equatoriano em 1835 para formar sua teoria da evolução.
Mas o que ver nas Ilhas Galápagos? Se você está planejando uma viagem para esse lugar tão especial do mundo e não sabe por onde começar, nós da Civitatis vamos lhe dar as melhores dicas para que você não perca nada desse fascinante destino composto por 13 ilhas grandes, 9 médias e mais de 100 ilhéus. Você ficará apaixonado!
Ilha Isabela
Começamos conhecendo a ilha Isabela, a maior das ilhas Galápagos, e com muita vantagem! Ocupa 60% do território, possui seis vulcões (cinco deles ativos) e seu nome é uma homenagem à rainha Isabel I de Castela por ter patrocinado a viagem de Cristóvão Colombo à América.
Agora, vamos mencionar alguns dos melhores planos na ilha, mas, para ver ainda mais experiências, explore nosso catálogo completo com as melhores atividades na Ilha Isabela.
Las Tintoreras
Um dos primeiros planos que você deve fazer na Ilha Isabela é visitar Las Tintoreras, um pequeno ilhéu rochoso que permanece no seu estado natural. A apenas 10 minutos de lancha de Puerto Villamil, a baía Tintoreras conta com uma colônia de lobos-marinhos, iguanas-marinhas e muitos peixes coloridos que valem a pena conhecer.
Além disso, em Tintoreras existe uma fenda de lava repleta de água onde os tubarões galha-branca-de-recife vão para descansar. Você sabia que também são conhecidos como “tintoreras”? Avistar estes animais é algo imprescindível nas Ilhas Galápagos!
Para conhecer esse lugar incrível, faça uma excursão a Las Tintoreras saindo da Ilha Isabela.

Concha Perla
Continuamos nossa lista do que fazer nas Ilhas Galápagos com o próximo local mais conhecido da Ilha Isabela. Essa ilha, além de seu grande tamanho, pode se orgulhar de ser uma das mais virgens e menos movimentadas das três ilhas principais. Por isso, suas atrações são inúmeras.
Agora, vamos parar em Concha Perla, um lugar perfeito para nadar com leões marinhos, ver tartarugas e iguanas e, acima de tudo, desfrutar de suas águas cristalinas. Um verdadeiro paraíso na terra!
Se você vai visitar Concha Perla, é imprescindível praticar snorkel para ver de perto todos esses animais e explorar seu fundo de corais. Se você quer conhecer esse lugar, a melhor opção é fazer uma excursão à baía Concha Perla.

Los Túneles
Para finalizar com Ilha Isabela, iremos descobrir Los Túneles, considerado por muitos como uma das excursões imprescindíveis se você viaja às Ilhas Galápagos. Essa zona é o resultado dos rios de lava que chegam ao mar, formando uma série de túneis labirínticos e fendas, tanto dentro como fora da água, que criam uma paisagem única no mundo.
Como é habitual neste arquipélago do Equador, em Los Túneles é possível contemplar uma grande variedade de fauna endêmica como tartarugas ou lobos-marinhos, albatrozes, flamingos, patolas-de-pés-azuis ou fragatas. Essa região também conta com uma grande variedade de aves que vão a Los Túneles para se alimentar e fazer seus ninhos em suas margens.
Com a excursão a Los Túneles, você vai descobrir esse santuário marinho a pé e poderá fazer snorkel. A melhor maneira de conhecê-lo!

Ilha de Santa Cruz
Seguindo nossa rota pelos pontos de visitas imprescindíveis para fazer nas Ilhas Galápagos, chegamos à Ilha de Santa Cruz, a mais central de todas as ilhas que formam o arquipélago. Santa Cruz é um destino popular para ficar vários dias entre quem visita às ilhas, pois conta com vários atrativos turísticos: praias paradisíacas, centros de investigação, galapagueras e paisagens naturais de uma beleza única.
Abaixo, falaremos de alguns dos melhores pontos para visitar na ilha, mas você pode completar sua viagem conferindo outras atividades na Ilha de Santa Cruz.
Tortuga Bay
Para começar a conhecer a ilha, sugerimos ir até Tortuga Bay ou Baía Tortuga. Antes de descansar em sua espetacular areia branca e nadar em suas águas cristalinas, você terá que fazer uma agradável caminhada através dos manguezais que rodeiam a baía. Ao chegar, a paisagem que você vai encontrar vai ficar gravada para sempre na sua memória.
Uma enorme enseada de areia fina e águas turquesas contrastam intensamente com a paisagem escura de pedras vulcânicas é o que espera por você em Tortuga Bay. Para completar a experiência, você poderá visitar La Lobería, uma pequena ilha habitada, tal como seu nome indica, por lobos-marinhos, e explorar o Canal del Amor. O que você acha de reservar a excursão a Tortuga Bay?

Reserva de tartarugas-gigantes El Chato
Se o que lhe traz às Galápagos é o seu amor pelos animais, visitar a reserva de tartarugas-gigantes El Chato é fundamental. Você sabia que é um dos principais centros de preservação de animais na Ilha de Santa Cruz? Se você for até lá, poderá ver as tartarugas-gigantes no seu habitat.
A reserva conta com 12 hectares dedicados exclusivamente ao cuidado da natureza endêmica dessa parte de Santa Cruz onde, além disso, é possível passear entre formações vulcânicas como túneis de lava petrificado e piscinas naturais. Você vai aprender tudo sobre as tartarugas nesta excursão à reserva de El Chato.

Las Grietas
Fazer uma excursão a Las Grietas é outro dos planos imperdíveis para fazer nas Ilhas Galápagos. Sem sair da Ilha de Santa Cruz, esse local é uma das formações geológicas mais representativas do arquipélago. Situadas no Bairro Punta Estrada, é possível percorrer essa área protegida por diferentes caminhos de pedra vulcânica e terra que oferecem vistas fascinantes das piscinas naturais e da vida marinha que habita esse lugar.
Outra zona próxima que vale a pena conhecer é a praia de los Alemanes, uma baía idílica onde você poderá dar um mergulho em suas águas cristianas. A melhor maneira de relaxar o corpo e a mente.

Ilha de São Cristóvão
A Ilha de São Cristóvão é a porta de entrada das Ilhas Galápagos. Bem-vindo à capital mundial dos lobos-marinhos! Esses animais estão por todos os lados da ilha mais ao leste do arquipélago e, também, a mais antiga de todas. Recomendamos que, se você estiver planejando uma viagem até lá, reserve ao menos 3 dias para passar em São Cristóvão. Por quê? Fique atento aos nossos conselhos!
São Cristóvão conta com um grande Centro de Interpretação onde conhecer a história e características das Ilhas Galápagos, sem esquecer, claro, de Charles Darwin e do seu trabalho na Teoria de Evolução. Outro dos imprescindíveis são os mirantes, de onde contemplar, por exemplo, o León Dormido.
Além disso, suas praias são tão fascinantes ou até mais do que as mencionadas anteriormente: Playa Ochoa, Puerto Chino, La Lobería ou a Laguna el Junto. O que você acha de fazer um tour pela parte alta da Ilha de São Cristóvão para conhecê-las?
Confira mais atividades e planos para fazer na Ilha de São Cristóvão.

Ilha Bartolomé
Para terminar, vamos lhe levar até uma das ilhas mais jovens do arquipélago das Galápagos. Trata-se da Ilha Bartolomé, um ilhéu vulcânico situado perto da costa leste da Ilha Santiago. Um dos grandes atrativos de Bartolomé é a própria ilha, pois é um vulcão extinto onde encontraremos várias formações vulcânicas de tonalidades avermelhadas, alaranjadas, verdes e negras que despertam todos os sentidos.
No centro da ilha, como não, encontraremos o vulcão de mais de 100 metros de altura que permite imaginar a evolução destas ilhas. A visita à Ilha Bartolomé não estará completa sem dar um passeio de barco saindo de Pinnacle Rock para conhecer o pinguim-das-galápagos, o único tipo de pinguim que existe no norte do Equador. Além disso, de lá é possível admirar as baías gêmeas, um dos principais atrativos da ilha. O final perfeito para qualquer visita às ilhas Galápagos!
Para conhecer esse local, faça uma excursão à Ilha Bartolomé saindo da Ilha Isabela.

O que saber antes de viajar para as Galápagos
Se depois de ler nosso post, você já está comprando a sua passagem e preparando as malas para a sua próxima viagem às Galápagos, vamos dar algumas dicas para lhe ajudar a preparar essa rota inesquecível:
Como chegar às ilhas Galápagos?
Para ir às Galápagos, seja saindo de Brasil ou de Portugal, é necessário pegar um avião. A maneira mais simples de fazer esse trajeto é voar até o Equador e, do próprio país, você poderá fazer uma conexão no aeroporto de Seymour, na ilha Baltra (também chamada de Seymour Sul) para ir até as Galápagos.
Os destinos mais populares de onde sair são Quito, a capital e maior cidade do Equador, e Guayaquil, a segunda maior cidade do país. Como os voos para as Galápagos costumam sair pela manhã, é bastante provável que você também precise pernoitar em uma delas. O lado bom? Se você parar em Guayaquil, poderá aproveitar sua escala para conhecer a cidade!

Qual a melhor época para viajar para as Galápagos?
Se a sua principal preocupação é o clima, não há tempo ruim para viajar para as Galápagos. Mas há outros aspectos para levar em conta, como as temporadas em que há mais turistas na ilha. Muitos turistas que visitam as ilhas não são do Equador, nem mesmo do continente sul, por isso é necessário levar em conta as férias dos dois hemisférios se você quer evitar as aglomerações. Um dos períodos mais movimentados na ilha vai de junho a setembro e o outro vai de dezembro a janeiro.
Por que as ilhas Galápagos são tão famosas?
Você sabe por que esse destino idílico e repleto de natureza é tão famoso? Exatamente por isso: as Galápagos possuem uma fauna e flora nativa únicas no mundo.
A biodiversidade dessas ilhas equatorianas foi o que chamou a atenção do evolucionista Charles Darwin que, através da observação das espécies que encontrou ao longo dos anos, escreveu o livro A Teoria da Evolução de Darwin: A Origem das Espécies (1859).
