Selecione seu idioma

As 10 cidades mais perigosas do mundo em 2020
Geral

As 10 cidades mais perigosas do mundo em 2020

O mundo está cheio de lugares fascinantes, mas nem todos possuem o mesmo nível de segurança, que pode variar bastante em um mesmo país. Todos os anos, o Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México elabora uma lista com as 50 cidades mais perigosas do mundo.

Na Civitatis, queremos fazer um resumo e para isso montamos uma lista com as 10 cidades mais perigosas do mundo em 2020, em que se destaca a presença do México na lista, com seis cidades no ranking.

Tijuana (México)

Tijuana, líder no ranking das cidades mais perigosas do mundo
Letreiro de Tijuana perto da fronteira

A cidade fronteiriça com os Estados Unidos lidera a lista pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, foram registrados 2367 homicídios e, devido à sua posição geográfica, Tijuana é conhecida pelas máfias e cartéis de drogas.

Ciudad de Juárez (México)

Apesar dos grandes atrativos turísticos do México, outra de suas cidades lidera a lista. Apenas duas cidades do ranking registram uma média superior a 100 homicídios a cada 100.000 habitantes e Ciudad Juárez é uma delas. Um dos tipos de homicídios mais comuns são os relacionados à violência de gênero contra as mulheres.

Uruapan (México)

Uruapan
Cúpula da paróquia de Uruapan

Sem sair do país, encontramos outra das cidades mais perigosas do mundo: Uruapan. Com uma taxa de 85.54 homicídios por cada 100.000 habitantes, não é estranho ver em seus jornais notícias sobre torturas e assassinatos devido à disputas de grupos criminosos da zona.

Irapuato (México)

Continuamos no México para falar da quarta cidade mais perigosa do mundo, Irapuato. Com uma população de aproximadamente 896.000 habitantes, essa cidade do centro do país registrou durante o ano passado 80,7 mil homicídios por cada 100.000 habitantes.

Ciudad Obregón (México)

Esta cidade mexicana se tornou atualmente o centro da atenção de diferentes grupos de narcotraficantes que lutam pelo controle do território. Esse fato levou a um aumento dos homicídios, que chegaram aos 281 no ano passado. 

Caracas (Venezuela)

Caracas é a cidade venezuelana mais violenta
Vista panorâmica de Caracas

A situação de instabilidade política, social e econômica levaram a Venezuela, e especialmente à cidade de Caracas, a se tornar um dos lugares mais perigosos do mundo.

Apesar de a taxa de criminalidade ter diminuído em relação ao ano passado e Caracas ter perdido postos no ranking, a cidade venezuelana chegou a uma taxa de 74,6 homicídios por cada 100.000 habitantes, o que representa 2.134 mortes apenas no ano passado.

Acapulco (México)

Voltamos ao México para falar de uma das suas cidades turísticas por excelência, Acapulco. Durante os últimos seis anos, ela havia liderado a lista com taxas entre 104 e 113 homicídios por cada 100.000 habitantes, caindo para 71,76 no último ano.

Apesar de a segurança ter aumentado e ter deixado as primeiras posições da lista, Acapulco ainda está longe de ser uma cidade segura para seus cidadãos.

Cidade do Cabo (África do Sul)

Praia na Cidade do Cabo
Praia na Cidade do Cabo

Viajamos para o outro lado do oceano Atlântico para falar de uma das cidades mais populares da África do Sul. A Cidade do Cabo está na oitava posição, com 3.965 assassinatos registrados em 2019. O aumento da violência dos grupos criminosos e a intimidação das forças públicas contra movimentos sociais fizeram com que a cidade subisse no ranking.

St. Louis (Estados Unidos)

St. Louis tem a taxa de homicídios mais alta dos Estados Unidos, com 64,54 assassinatos por cada 100.000 habitantes. Essa cidade, localizada no estado de Missouri, é diretamente afetada pelos altos índices de pobreza, especialmente entre a população afroamericana, gerando uma grande instabilidade social.

Vitória da Conquista (Brasil)

No último lugar dessa lista das 10 cidades mais perigosas do mundo encontramos Vitória da Conquista, na Bahia.

Bem longe das taxas das cidades mais perigosas do México, Vitória da Conquista acumula também uma taxa preocupante, de 60,01 assassinatos por cada 100.000 habitantes. A maior parte das vítimas se produzem pelo auge de delitos relacionados à violência de gênero contra as mulheres.

Vitória da Conquista
Cristo de Mario Cravo em Vitória da Conquista

Essa lista não significa que essas cidades não devam ser visitadas. Cidade do Cabo e Tijuana, entre muitos outros destinos mencionados, têm grandes atrações turísticas que vale a pena conhecer. Mas esses são destinos onde você deve tomar precauções na hora de visitá-los por conta própria.

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *