Selecione seu idioma

10 cidades para amantes de street art
Geral

10 cidades para amantes de street art

A street art começou nos Estados Unidos nos anos 1970 mas se espalhou pelos quatro cantos do mundo e agora reúne autênticos museus abertos em grandes e pequenas cidades ao redor do globo terrestre. Quer conhecer alguns destinos famosos pela sua arte urbana? Com esta lista de tours de street art que a Civitatis preparou especialmente para você, é possível.

Embarque nessa rota pelos lugares do mundo que ficaram conhecidos pelos seus murais repletos de cores e história! 

Nova York, Estados Unidos

Harlem, Bronx, Queens e Brooklyn são algumas das zonas de maior diversidade cultural do mundo, um ambiente perfeito para manifestações de arte urbana. Com este tour de contraste de Nova York, você pode conhecer a zona de South Bronx e ver grafites e memoriais repletos de significado. 

Mural em Nova York retrata a vida na cidade em outra época
Um dos murais de Nova York

Infelizmente, muitos deles estão relacionados com as mortes nessa zona da cidade. No entanto, há outros criados em homenagem a personalidades importantes da cidade, como o mural do rapper porto-riquenho Big Pun. Uma coisa é certa, é impossível entendê-los sem saber os fatos por trás de cada mural.

Bogotá, Colômbia

A próxima parada do nosso itinerário artístico será em Bogotá, na Colômbia. Essa cidade, que é uma das capitais latino-americanas da arte urbana e até mesmo considerada por alguns como a Meca do Grafitti está cheia de murais com muito significado.

Ruas de Bogotá cobertas de arte urbana
Street art nas paredes de Bogotá

Com este free tour, você poderá conhecer o distrito de La Candelaria com um guia local. A maneira perfeita de aprender mais sobre a evolução da cidade através da arte.

Kiev, Ucrânia

Apesar de ser um destino recente para os amantes da arte, Kiev já se destaca por sua grande oferta cultural: exposições de arte, shows, espetáculos e, claro, street art. A evolução foi tanta que os murais feitos por artistas urbanos agora fazem parte da vida diária dos seus habitantes.  

Uma das obras mais famosas da cidade é a conhecida como Revival, uma obra que “apareceu” em um prédio de cinco andares após a Revolução Ucraniana de 2014 que representa o renascimento da Ucrânia através do rosto de uma jovem. 

Se você quer descobrir tudo sobre essa obra e seu criador, recomendamos o tour de street art por Kiev. Os murais espalhados pelos edifícios da cidade já ultrapassam os 150. E esse número continua crescendo!

Londres, Reino Unido

Londres é uma cidade caracterizada por seu espírito, mercados vintage e pela arte urbana! O bairro de Shoreditch é conhecido pelos seus grafites que, ao contrário do que ocorre em outros lugares do mundo, são bastante aclamados pelos moradores. Com o tour alternativo por Londres você poderá conhecer essa parte da cidade.

Edifício abandonado em Londres coberto de street art
Street art no distrito londrino de Hackney Wick

O Parque Olímpico de Stratford, o distrito de Hackney Wick (que tem uma vibe bem berlinense) e Brick Lane são outros lugares onde você pode descobrir mais sobre a arte urbana de Londres.

São Paulo, Brasil

Em São Paulo você poderá encontrar exemplos de street art por toda a cidade. Alguns deles são o Beco de Batman, que fica no icônico bairro da Vila Madalena; o viaduto do Minhocão, uma das vias expressas da cidade que tem inúmeros grafites nas suas colunas e, finalmente, o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), onde você poderá observar mais de 70 murais diferentes em um espaço aberto aos artistas de rua e seus admiradores. 

Beco do Batman, na Vila Madalena, reúne a obra de diversos artistas
Apreciando as obras do Beco do Batman

Você pode descobrir a arte urbana da cidade com os nossos tours de street art por São Paulo a pé ou sobre duas rodas!

Rio de Janeiro, Brasil

Outra cidade brasileira que se destaca pela street art é o Rio de Janeiro. A famosa Escadaria Selarón que fica no bairro da Lapa é uma das paradas obrigatórias para qualquer turista. 

Essa obra de arte urbana foi criada por Jorge Selarón, um pintor e ceramista chileno radicado na cidade maravilhosa. Você consegue ver alguma semelhança com o Parque Güell de Barcelona? Essa foi a sua inspiração!

Escadaria Selarón, obra do artista chileno Jorge Selarón, é uma das principais atrações da Lapa
Escadaria Selarón, na Lapa

Outra curiosidade sobre a arte urbana da cidade é que um dos seus murais forma parte do Livro Guinness dos Recordes. O Boulevard Olímpico conta com um mural gigante de 3.000 metros quadrados, obra do artista Eduardo Kobra. Com o tour de street art pelo Rio de Janeiro você poderá conhecer esses famosos pontos turísticos e muitos outros.

Mural gigante do artista Eduardo Kobra no Boulevard Olímpico
Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro

Callao, Peru

Callao, no Peru, se tornou um verdadeiro epicentro da arte urbana, de onde partem várias iniciativas artísticas relacionadas com o grafite. 

Cidade peruana de Callao com casas coloridas
Casas coloridas de Callao

Se você quer conhecer o seu centro histórico e visitar suas galerias de arte e murais, o tour de arte por Callao é ideal. Você passeará pela zona monumental de Callao, um lugar que combina a arte e cultura do Perú situado em um lugar emblemático: o porto de Callao

E se você ficou com vontade de fazer parte desse movimento e quer aprender as técnicas da street art, poderá participar em uma oficina de grafite com um grafiteiro profissional. Arte ao vivo e a cores!

Porto, Portugal

O Porto também é um destino incrível para desfrutar da arte mais urbana. Você sabia que muitos artistas famosos encontraram inspiração nessa cidade para expressar as suas obras? Além do mais, você também pode aproveitar a vibe artística para descobrir os antigos cartazes publicitários do século XX. Você sabia que eles eram feitos de azulejos? No free tour de street art pelo Porto iremos lhe contar mais!

Mural com o rosto de uma senhora no Porto
Porto, fonte de inspiração para vários artistas urbanos

Berlim, Alemanha

Berlim tem uma estética e um estilo únicos no mundo e claro que não poderíamos deixar de mencioná-la nessa lista. Essa cidade de subculturas conseguiu reunir artistas, outcasts e não conformistas de todos os tipos que buscavam (e ainda buscam) um estilo de vida alternativo e fizeram da cidade o seu lar. Isso é algo que contrasta com a arquitetura brutalista da cidade, mas que combina perfeitamente com os seus murais de arte urbana!

Pedestre passando dia do mural mais famoso do muro de Berlim
O famoso beijo no muro de Berlim

Se você quer conhecer mais sobre a arte urbana da cidade e outras características que a tornam única, recomendamos fazer o tour alternativo por Berlim com um autêntico berlinense.

Madrid, Espanha

A capital da Espanha tem motivos de sobra para não ficar de fora dessa lista. No multicultural bairro de Lavapiés é realizado o festival CALLE de arte livre de rua, onde são feitas intervenções artísticas nos espaços públicos: as fachadas dos edifícios, vitrines, garagens são reinventadas para encher de vida e de cor as empinadas ruas do bairro.

Edifício com arquitetura típica de Madrid decorado com arte urbana
Murais de Madrid

Com este tour do grafite por Madrid você percorrerá esse bairro cheio de vida e verá obras de coletivos famosos como o madrilenho Boa Mistura, além de ver os muros da famosa Tabacalera, um espaço alternativo aberto ao público onde são realizadas exposições e apresentações artísticas.

Já escolheu qual é seu favorito desses 10 destinos para amantes de street art?

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *