Selecione seu idioma

Curiosidades do México que talvez você não conheça
América do Norte

Curiosidades do México que talvez você não conheça

Vestígios maias, malaguetas, cenotes, tequila, mariachis… Sabe do que estamos falando? Todos conhecemos as coisas mais representativas de cada país, mas hoje revelaremos algumas curiosidades do México que talvez você não conheça.

Você sabia que a sua bandeira contém uma lenda peculiar? Ou que os mexicanos podem se orgulhar de ter a maior pirâmide do mundo? Além disso, o México tem tanta extensão territorial que é composto por 31 estados e uma capital de república.

Na Civitatis queremos revelar as coisas que nunca lhe contaram sobre este território mágico. Vamos?

Uma barreira de corais única

Sistema de recifes Mesoamericano
Sistema de recifes Mesoamericano

Ao longo da costa do Caribe está o Sistema de Recifes Mesoamericano, uma barreira de recifes de coral que se estende por 1000 quilômetros entre o México, Belize, Guatemala e Honduras. É o segundo maior do mundo depois do australiano!

Se você está na Riviera Maya e deseja conhecer o fundo do mar de forma relaxada, pode optar por uma excursão à Isla Mujeres de catamarã. Com os óculos de mergulho, você se surpreenderá ao contemplar a riqueza submarina e as tartarugas que o acompanharão na experiência.

Você gosta de desafios? Além de desfrutar da grande biodiversidade do Mar do Caribe, você também poderá nadar com tubarões-baleia mexicanos. Esses espécies visitam as águas do sul entre maio e setembro e podem atingir os 12 metros.

O México mais esotérico

Veneração da Santa Muerta é umas curiosidades do México
Fantasia da Santa Muerte

A veneração à Santa Muerte tem sua origem na antiguidade pré-hispânica com a figura da deusa Morte Mictecacihuatl e a religião dos mortos Mictlán. Devido às diferentes etapas históricas, essa figura e as crenças foram sendo modificadas, bem como seu significado.

A idolatria dessa divindade gerou tamanha polêmica que religiões como a anglicana, a católica e a presbiteriana a rejeitam totalmente e a consideram diabólica. Alguns a temem e outros a usam como amuleto!

Diz a tradição que se a Santa Muerte não for atendida quando fizer um milagre, ela levará o que mais amamos. Se você quer descobrir mais curiosidades do México, não hesite em visitar Tuxtlas e Catemaco, lugares Enclaves cheios de magia e misticismo!

Um parque histórico

Chapultepec é um parque de visita obrigatória na Cidade do México
Chapultepec, um parque cheio de história

No meio da Cidade do México está o parque urbano de Chapultepec, com uma ocupação de 678 hectares e com vestígios do período pré-clássico mesoamericano. Estamos falando de milhares de anos!

No seu recinto encontra-se o Museu Nacional de Antropologia, o Auditório Nacional e ainda um castelo neoclássico. Nos seus arredores também ocorreram algumas das batalhas da guerra dos Estados Unidos-México.

Você gostaria de descobrir a porta para o submundo das lendas Náhuatl ou a piscina onde Moctezuma tomava banhos curativos? Você pode aprender estas e outras peculiaridades ocultas nos recantos do parque com um free tour pelo bosque de Chapultepec.

A lenda do México

A história da bandeira mexicana esconde algumas lendas
Bandeira mexicana

A bandeira mexicana tem três listras verticais que tiveram diferentes representações ao longo da história. Alguns dizem que a cor verde representa a esperança, o branco, a unidade; e o vermelho, o sangue derramado pelos heróis nacionais.

O que é claro é o simbolismo da lenda da águia e do cacto do Império Mexica, que conta como Tenochtitlan, atual Cidade do México, foi fundada. A fábula relata o caminho que os cidadãos de Aztlán tiveram de fazer até encontrar a águia (a reencarnação do deus Huitzilopochtli) devorando uma serpente pousada em um cacto.

Para aprender tudo sobre essa civilização única, você pode fazer uma visita guiada ao Museu do Templo Mayor de Tenochtitlan. Você ouvirá histórias verdadeiramente surpreendentes!

Os vulcões mais humanos

Vulcões Iztaccíhuatl e Popocatépetl
Vulcões Iztaccíhuatl e Popocatépetl

No estado de Puebla está o Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan, um lugar sagrado de acordo com as histórias locais. Os protagonistas desse lugar são os vulcões titânicos Iztaccíhuatl e Popocatépetl. Ambos ultrapassam os 5000 metros de altitude!

Quer conhecer uma das curiosidades mais bem guardadas do México? De acordo com a mitologia do povo tlaxcalteca, os vulcões são a representação da Princesa Iztaccíhuatl e do guerreiro Popocatépetl e permanecerão juntos até o fim dos tempos. Essas montanhas também foram consideradas divindades autênticas e servos do deus da chuva Tláloc, prova disso são os sítios arqueológicos encontrados nas cavernas onde vários ritos eram realizados.

Você sabia que atualmente existe uma população que continua a cumprir algumas das tradições Náhuatl? Se você quiser ver esses colossos de perto, pode fazer uma fascinante trilha. A paisagem lá de cima é de tirar o fôlego!

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *