As melhores excursões a Fátima

Um dos principais destinos de peregrinação entre católicos no mundo, a cidade de Fátima, em Portugal, recebeu quase cinco milhões de visitantes em 2022. Neste ano, esse número deve ser ainda maior, já que Lisboa e Fátima sediarão a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 1 e 6 de agosto.
Seu principal atrativo é seu enorme Santuário, capaz de abrigar mais de 500 mil pessoas. Nós da Civitatis contamos algumas curiosidades e revelamos quais são as melhores excursões a Fátima.

História de Fátima
No dia 13 de maio de 1917, três pastorinhos da cidade de Fátima, chamados Lúcia, Francisco e Jacinta, afirmaram ter visto pela primeira vez a Virgem Maria na Cova da Iria. Nos cinco meses seguintes, Nossa Senhora apareceu para os três no mesmo dia e horário, com exceção do mês de agosto, quando a aparição ocorreu no dia 19.
Em outubro daquele ano, cerca de 70 mil pessoas aguardavam ansiosas a aparição na Cova da Iria e muitas delas dizem ter visto um fenômeno que ficou conhecido como milagre do Sol: no meio de uma forte que chuva, que parou de repente, surgiu um disco luminoso que girava e emitia luzes coloridas.

Esse acontecimento está na lista de milagres reconhecidos pelo Vaticano e transformou a cidade em um dos principais destinos de peregrinação do mundo. Por isso, há diversas excursões a Fátima.
Distância de Lisboa a Fátima
Fátima está no distrito de Santarém, ao nordeste de Lisboa. A distância entre a capital e Fátima é de 120 quilômetros e a autoestrada 1, que conecta Lisboa ao Porto, passa ao lado da cidade, sendo muito prático realizar esse trajeto.
A viagem de carro entre Lisboa e Fátima é de pouco mais de uma hora, enquanto quem parte do Porto chegará à cidade em menos de duas horas.
Bate-volta a Fátima
Por conta da sua proximidade com a capital e da facilidade de chegar até a cidade, Fátima é um destino perfeito para fazer um bate-volta de Lisboa. Há a possibilidade de ir de carro, ônibus e trem, embora essa última alternativa não seja a mais recomendada, pois a estação está a mais de 20 quilômetros do santuário.
Para quem não quer se preocupar com nada, nossa dica é reservar uma excursão. Uma das melhores opções é a excursão de Lisboa a Fátima, Óbidos e Nazaré, já que você consegue visitar três destinos imperdíveis em um único dia.

Recomendamos especialmente para quem estará pouco tempo em Portugal. Além disso, você também poderá visitar o Mosteiro da Batalha, um Patrimônio da Humanidade do século XIV.
Outra das melhores excursões a Fátima é a que parte de Lisboa diretamente à cidade. Para quem gostaria de assistir um evento religioso diferente, sugerimos a excursão de Lisboa a Fátima + Procissão das Velas, quando a estátua da Virgem é levada enquanto os fiéis rezam o terço.
Se você planeja pernoitar em Fátima, poderá fazer o free tour pelo Santuário.
O que fazer em Fátima em um dia
Um dia é suficiente para conhecer todos os detalhes do seu Santuário, um enorme complexo que conta com diversos atrativos. Um deles é a Capela das Aparições, construída onde estava a árvore onde a Virgem foi vista pelas crianças.
Além dela, os principais destaques são a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, construída no início do século XX em estilo neobarroco, e a Basílica da Santíssima Trindade, construída em 2007 e planejada para abrigar mais de 8 mil pessoas.

Se você quiser mergulhar a fundo nessa história, uma ótima opção é fazer um tour por Aljustrel. Nessa vila que fica a apenas cinco minutos de Fátima foi onde nasceram os três pastorinhos.
Nossa Senhora de Fátima no Brasil
Sabia que Nossa Senhora de Fátima também é muito adorada no Brasil e recebeu várias homenagens no país? Na verdade, o primeiro santuário em honra a ela foi inaugurado no Recife em 1935 e continua sendo o maior fora de Portugal.
Além disso, Fortaleza conta com a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo, produzida pelo artista plástico Franciner Macário Diniz. A construção mede 15 metros de altura. Já no Rio de Janeiro, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições original no bairro do Recreio dos Bandeirantes.