Selecione seu idioma

Os lugares abandonados mais bonitos do mundo
Geral

Os lugares abandonados mais bonitos do mundo

Você sabia que a atefobia é o medo irracional de ruínas e lugares abandonados? Bem, na Civitatis não sofremos disso! Se o turismo nos mostrou algo, é que é possível encontrar beleza nos lugares mais inesperados, mesmo aqueles mais decadentes. Nós o encorajamos a descobrir alguns deles com esta lista dos lugares abandonados mais bonitos do mundo. Venha e veja!

Fordlandia (Aveiro, Brasil)

Fordlandia é uma vila abandonada que ganhou o seu nome pelo famoso empresário estadounidense Henry Ford, que a fundou no estado do Pará em 1927. Era, na verdade, um complexo industrial do ramo da borracha composto por fábricas e residências.

Vila de Fordlandia foi criada com a abertura da fábrica da norte no Pará
Fordlandia, vila criada e abandonada pela Ford

Quando Ford faleceu, a indústria nesse local foi fechada. Mas hoje em dia ainda conta com habitantes que convivem com as ruínas do sonho americano.

Castelo da Dona Chica (Braga, Portugal)

Um castelo português neorromântico que acabou os seus dias envolvido num vórtice de burocracia. O Castelo da Dona Chica, primeira proprietária de origem brasileira, se encontra na cidade portuguesa de Braga e foi tendo inúmeros proprietários desde o início da sua construção em 1915.

Construído no início do século XX, o Castelo da Dona Chica acabou sendo abandonado
Ruínas do Castelo da Dona Chica

Recebeu diversas funções ao longo do tempo, mas acabou os seus dias em disputas legais e deixado em um estado avançado de degradação. Mas digno de ver!

Elevador de Gordejuela (Tenerife, Espanha)

Uma das zonas mais bonitas (e desconhecidas) de Los Realejos são as ruínas do elevador de águas de Gordejuela. Esse grande complexo construído no início do século XX em Tenerife resiste imponente diante das ondas do Atlântico, compondo uma vista de cartão-postal que impressiona à primeira vista.

Um edifício em ruínas na beira de um desfiladeiro em Los Realejos, Tenerife
Elevador de Gordejuela na falésia de Los Realejos

Se está de férias na ilha Canária, que melhor recordação de Tenerife levar para casa do que uma visita a esse antigo edifício abandonado?

Castelo Bannerman (Nova York, EUA)

Imerso no rio Hudson se encontra um pedaço de história e ostentação longe das luzes cintilantes da Big Apple. Se trata do Castelo de Bannerman, um luxuoso edifício em ruínas que coroa a ilha rochosa de Pollepel.

Ruínas de um antigo castelo sustentadas por estruturas de metal na ilha nova-iorquina de Pollepel
Ruínas do castelo Bannerman no meio do bosque

Seu proprietário, o escocês Francis Bannerman, criou uma empresa de material militar do zero e comprou esta ilha em Nova York para transformá-la em um depósito seguro para as armas e o arsenal. Hoje, a ilha e o castelo oferecem uma beleza tão cativante quanto singular.

Farol Rubjerg Knude Fyr (Dinamarca)

Um dos lugares que você não pode deixar de visitar se viaja à Dinamarca é o Rubjerg Knude Fyr. Esse imponente farol quase enterrado na areia é um dos grandes atrativos da península de Jutlandia. Sua localização estratégica à beira de um desfiladeiro faz com que essa torre de 23 metros de altura garanta vistas simplesmente mágicas.

Un antiguo faro blanco asoma en un desierto junto al mar de la península de Jutlandia
O farol Rubjerg Knude abandonado na imensidão do deserto

Além disso, devido à erosão da zona, o farol poderia ser derrubado com o passar o tempo, o que torna sua visita ainda mais urgente. Valerá a pena!

Granadilla (Cáceres)

Resgatada do esquecimento por Almodóvar no filme “Ata-me”, a vila abandonada de Granadilla se tornou um dos destinos mais procurados da província de Cáceres.

Uma rua de pedra com fachadas coloridas do povoado abandonado de Granadilla, em Cáceres
As ruas de pedra da vila abandonada de Granadilla

Sua origem muçulmana lhe confere uma forma irregular que, somada ao magnetismo de suas muralhas  e seu imponente castelo, fazem de Granadilla um dos lugares abandonados mais bonitos do mundo.

Kolmannskop (Namíbia)


Como se fosse uma pintura de Dalí, o interior dos edifícios abandonados de Kolmannskop é uma mistura de elementos inimagináveis. A areia do deserto dessa zona da Namíbia encontrou seu lar nas casas dessa antiga cidade colonial que serviu de refúgio para os caçadores de diamantes há mais de um século.

Casas invadidas pela areia em Kolmannskop
Kolmannskop é uma visita imperdível na Namíbia

Kolmannskop é um daqueles lugares que não se esquecem devido aos seus cenários insólitos e a sua singularidade. O que você está esperando para explorar um dos lugares abandonados mais bonitos do mundo?

Belchite (Zaragoza)

Em 1937, as bombas da Guerra Civil pararam o tempo para sempre em Belchite. Embora esta cidade de Zaragoza seja um símbolo do horror da época, vale a pena passear por seus edifícios em ruínas e contemplar seus monumentos meio destruídos.

Ruínas da igreja de San Martín de Tours, destruída pelas bombas da Guerra Civil Espanhola
Restos da igreja de San Martín de Tours

Belchite é um dos destinos imperdíveis de Aragão e, sem dúvida, não poderia deixar de fazer parte dessa lista de lugares abandonados de valor incalculável, histórico e patrimonial.

Salar de Uyuni (Bolívia)

Você sabia que o maior deserto de sal do mundo está localizado na Bolívia? Esse país magnético combina deserto, glaciares, cadeias de montanhas e muitos outros cenários perfeitos para se perder. O salar de Uyuni é um desses lugares. Entre seus atrativos, se destaca o famoso “cemitério de trens”, sem dúvida um dos mais belos lugares abandonados do mundo.

Uma locomotiva velha e oxidada descansa abandonada no salar de Uyuni, na Bolívia
Locomotiva abandonada no salar de Uyuni

Trata-se de um amplo espaço cheio de locomotivas enferrujadas onde parece que o tempo parou. Impressionante! Se você viajar para essa zona, recomendamos reservar uma excursão ao Salar de Uyuni. E se você quiser desfrutar de um momento mágico, nada como um dia de observação de estrelas no Salar de Uyuni.

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *