Selecione seu idioma

As maiores grutas do mundo
Geral

As maiores grutas do mundo

Ao redor do globo terrestre, podemos encontrar milhares de grutas escondidas nos lugares mais remotos. A erosão do gelo, da lava ou da água é o fenômeno que cria esses belos lugares que abrigam formações únicas. Nós da Civitatis fizemos esta lista para que possamos descobrir juntos algumas das maiores grutas do mundo. Você é um verdadeiro explorador? Então continue lendo para saber mais!

Gruta submarina Ox Bel Ha

Mergulhador explorando o cenote Dos Ojos de Quintana Roo.
Gruta submarina de Ox Bel Ha

No estado caribenho de Quintana Roo fica a gruta marinha explorada mais longa do mundo, a Ox Bel Ha. Uma paisagem aquática de mais de 270 quilômetros! No seu longo trajeto de galerias, você poderá ver centenas de cenotes; além do mais, durante as últimas investigações, foram encontrados restos arqueológicos e vestígios que confirmam que algumas partes da gruta eram consideradas lugares sagrados para as tribos pré-hispânicas. Se você curte aventuras aquáticas e está viajando pelo México, não deixe de visitar essas grutas! 

Gruta de Sơn Đoòng

Entrada da gruta de Sơn Đoòng, no Vietnã
Entrada da gruta Sơn Đoòng

Escondida sob a superfície do Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, no Vietnã, fica a gruta de Sơn Đoòng, uma das maiores do mundo. Essa caverna possui, pelo menos, 9 quilômetros de galerias subterrâneas e, no seu interior, se erguem estalagmites de até 70 metros de altura. Esse lugar está rodeado por uma densa vegetação selvática e acredita-se que ainda há vários quilômetros sem descobrir. Se você quiser desfrutar ao máximo dessa experiência, recomendamos o tour de aventura por Phong Nha-Ke Bang.

Gruta do Mamute

Uma das galerias da Gruta do Mamute
Gruta do Mamute, no sudoeste de Kentucky

Na nossa lista das maiores grutas do mundo, não poderíamos deixar de incluir a gruta do Mamute, no sudoeste de Kentucky. Esse lugar é um sistema de galerias de diferentes alturas que mede no total 485 quilômetros. Dentro das grutas habitam várias espécies terrestres e aquáticas adaptadas a esse entorno natural. Você sabiam que costumam ser albinas e carecem de olhos? Se você está visitando essa zona dos Estados Unidos e quer descobri-las, não deixe de visitar essa paisagem colossal.

Gruta Eisriesenwelt 

Formações congeladas dentro da gruta Eisriesenwelt.
Gruta congelada de Eisriesenwelt

A maior caverna de gelo do mundo se chama Eisriesenwelt (mundo dos gigantes de gelo) e fica na Áustria, mais especificamente nas montanhas de Tennen. Essa cavidade de 42 quilômetros está situada a 1.640 metros acima do nível do mar e o único trecho aberto ao público é uma aglomeração de camadas de gelo que criam flashes de luz realmente mágicos. As correntes de ar criaram um universo gelado que ficará gravado para sempre na sua memória.

Gruta de Waitomo

Teto bioluminescente da gruta de Waitomo
Bioluminescência na gruta de Waitomo

Apesar de não ser uma das maiores grutas do mundo em extensão, as grutas de Waitomo merecem fazer parte desta lista, pois não é todo dia que encontramos um planetário escondido nas paredes de pedra. É isso mesmo! Não acredita?

Essa caverna foi formada há mais de 24 milhões de anos pela erosão da água na pedra calcária e, no seu interior, você poderá ver o arachnocampa luminoso, um verme bioluminescente que vive no teto da gruta e que cria uma atmosfera realmente mágica. Se você está planejando uma viagem à Nova Zelândia, não deixe de incluir a excursão a Hobbiton + Grutas de Waitomo no seu itinerário.

Gruta dos Moinhos Velhos

Grutas portuquesas dos Moinhos Velhos, uma das maiores grutas do mundo
Formações da gruta dos Moinhos Velhos

Na planície calcária Estremenha fica o município português de Mira de Aire, conhecido pela sua gruta dos Moinhos Velhos. Essa caverna de 11 quilômetros possui diferentes salas, como a do Grande Salão ou a Sala Vermelha, com paredes de tons avermelhados causados pelo óxido de ferro. Você poderá descer até os 110 metros de profundidade na parte aberta ao público. Incrível, verdade?

Embora essa gruta seja superada em tamanho por muitas outras, a altura de mais de 60 metros das suas salas lhe confere um aspecto descomunal. Outra dica se você gosta de descobrir paisagens naturais únicas é visitar as grutas de Benagil, um verdadeiro tesouro natural da costa do Algarve

Grutas de Škocjan

Imponentes formações das grutas de Škocjan, na Eslovênia
Estalactites e estalagmites das grutas de Škocjan

Cânions com mais de 146 metros de altura, cascatas e terraços de carbonato de cálcio fazem das grutas de Škocjan um paraíso subterrâneo e lhe dão um lugar na lista de maiores grutas do mundo. Além do mais, essa caverna situadas na parte sudoeste da Eslovênia abriga espécies em perigo de extinção, como os pitorescos proteus, muitas vezes chamado de peixe-humano. Uma visita indispensável se você está visitando a região do Carso!

Gruta de Kazumura

Tubo de lava vulcânica da gruta de Kazumura
Tubo vulcânico de Kazumura

Na ladeira leste do Kilauea se esconde um túnel vulcânico de 65,5 quilômetros, a gruta de Kazumura. Esse tubo de lava abriga no seu interior lugares mágicos repletos de raízes de árvores filtradas e fontes magmáticas. Um lugar que vale a pena conhecer! Além do mais, se você vai viajar ao Havaí, recomendamos completar a experiência com um passeio de barco ao entardecer. Do fogo à água em um segundo!

Grutas de Frasassi

Lago e colunas nas grutas de  Frasassi, uma das maiores grutas do mundo
Colunas das grutas de Frasassi

Se você é apaixonado pela espeleologia e vai viajar à região de Marcas, na Itália, não deixe de visitar o conjunto de grutas de Frasassi, uma das maiores grutas do mundo. Essas criptas cársicas de 30 quilômetros possuem um trecho aberto ao público que passa por diferentes salas, como as das Candelitas, Ursa, Infinito ou Duevento. No entanto, a mais chamativa é a do abismo Ancona. É tão grande que no seu interior caberia o Duomo de Milão!

Caverna El Soplao

Helicitas no teto da cavernaEl Soplao
Helictites de El Soplao.

Embora existam cavernas mais extensas do que a do Soplao, os seus 20 quilômetros de longitude e os seus 240 milhões de anos fazem com que essa joia da região espanhola de Cantábria mereça um lugar na nossa lista.

Esse gruta conta com um conjunto único de helictites (estalactites excêntricas), além de uma capa cársica transparente no seu teto e outras formações conhecidas como pérolas das cavernas. Com esta visita guiada, você poderá descobrir um extraordinário  mundo subterrâneo e irá aprender várias curiosidades sobre geologia. Você não pode perder esse paraíso!

Depois de conhecer as 10 maiores grutas do mundo, já escolheu o seu próximo destino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *