América

Os 10 melhores parques nacionais da Argentina

Descubra com a Civitatis os 10 melhores parques nacionais da Argentina, entre os quais se destacam o de Iguazú, Perito Moreno e Los Alerces.
24 julho 2025

“Não herdamos a terra de nossos pais, mas a tomamos emprestada de nossos filhos”. Esta frase do naturalista argentino Perito Moreno resume a consciência ambiental desse prestigioso cientista, botânico e geógrafo. Seu país natal abriga verdadeiras joias da natureza e por isso, hoje, na Civitatis, apresentamos os 10 melhores parques nacionais da Argentina.

De norte a sul e de leste a oeste, a Argentina possui inúmeros tesouros naturais que desfrutam da máxima proteção, classificados como parques nacionais. De todos eles (35 no total), quatro ostentam também a categoria de Patrimônio da Humanidade: Iguazú, Los Alerces, Los Glaciares e Talampaya.

Além desses quatro parques, também falaremos sobre outros seis para completar uma lista de 10 parques nacionais imperdíveis ​​da Argentina. A tarefa difícil será escolher apenas um!

1. Los Glaciares, blocos de gelo transformados em arte

O Los Glaciares é um dos 10 melhores parques nacionais da Argentina por muitas razões. Entre elas, seus espetaculares blocos de gelo azulados, uma verdadeira obra de arte natural. Esse parque localizado na província de Santa Cruz se destaca também pela sensação que produz, porque permite ouvir como os blocos de gelo caem na água no meio do silêncio.

Não é surpreendente, portanto, que Los Glaciares seja um dos quatro parques nacionais argentinos declarados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Se você quiser desfrutar de suas belas paisagens, recomendamos esta excursão ao Parque Nacional Los Glaciares saindo de El Calafate.

Homem de costas contemplando os blocos de gelo no Parque Nacional de Los Glaciares
Contemplando os blocos de gelo no Parque Nacional de Los Glaciares

2. Perito Moreno, um dos mais populares da Patagônia Argentina

O naturalista Perito Moreno dá nome a um dos glaciares (e parques nacionais) mais icônicos da Argentina. Esta gigantesca massa de gelo é visível a partir de diferentes mirantes que encantam os amantes da fotografia. Uma boa panorâmica da geleira Perito Moreno é sinônimo de sucesso nas redes sociais!

No entanto, o glaciar Perito Moreno é muito mais do que isso. Sua área circundante também se destaca por um ecossistema de grande biodiversidade, com numerosas espécies de flora e fauna autóctones que você poderá conhecer com esta excursão ao glaciar Perito Moreno saindo de El Calafate.

Essa região tem muito a oferecer, por isso, não deixe de conferir o que você pode fazer na Patagônia.

Visitantes nos Mirantes do Parque Nacional Perito Moreno
Mirantes do Parque Nacional Perito Moreno

3. Terra do Fogo, o extremo mais meridional da América do Sul

O Parque Nacional Terra do Fogo (ou Parque Nacional Tierra del Fuego) está localizado no ponto mais meridional do continente sul-americano. Não é por acaso, portanto, que em Ushuaia, a cidade mais próxima do parque, há um sinal indicando que, nesse mesmo ponto, se encontra nada mais nada menos que “o fim do mundo”. Suas florestas e lagos glaciares, sempre sob o olhar atento dos Andes mais austrais, tornam este canto do extremo sul da América Latina um daqueles lugares que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida.

 A Terra do Fogo conquista todos os que pisam em seus terrenos, por isso não perca esta atividade de trilha pelo Parque Nacional da Terra do Fogo saindo de Ushuaia.

Mulher caminhando em uma trilha do Parque Nacional Terra do Fogo com montanha coberta de neve ao fundo
Trilha do Parque Nacional Terra do Fogo

4. El Leoncito, paisagens incríveis em um dos melhores parques nacionais da Argentina

El Leoncito pode parecer “manso”, mas, por trás desse nome, se esconde um dos parques nacionais mais espetaculares da província argentina de San Juan. Seu céu é tão claro e limpo que abriga um dos principais observatórios astronômicos da região.

O parque é dividido em três zonas claramente diferenciadas, todas igualmente belas: Altos Andes, monte de sierras y bolsones e puna. Para desfrutar de todos esses lugares, não há nada como esta excursão ao Parque Nacional El Leoncito saindo de Barreal.

Paisagens do Parque Nacional El Leoncito
Paisagens do Parque Nacional El Leoncito

5. Lanín, um vulcão andino enigmático

O Parque Nacional Lanín recebe seu nome de um vulcão andino enigmático localizado na província argentina de Neuquén. Sua aparência se assemelha um pouco ao Monte Fuji do Japão. No entanto, as paisagens de Lanín são completamente diferentes, com grandes planícies patagônicas de grande biodiversidade.

Se você tiver a sorte de visitar a cidade de San Martín de los Andes, poderá reservar essa excursão a San Martín de los Andes e aos Sete Lagos. Se preferir, pode optar por essa trilha pelo vulcão Lanín: esporte, turismo, lazer e natureza combinados perfeitamente em uma única atividade!

Panorâmica do vulcão Lanín com um lago em frente em um dia claro
Panorâmica do vulcão Lanín

6. Talampaya, o Grand Canyon da Argentina

Embora suas paisagens possam parecer as do Grand Canyon do Colorado, o fato é que Talampaya, um dos 10 melhores parques nacionais da Argentina, não tem nada a invejar aos Estados Unidos. Os lugares de Talampaya, um dos quatro parques argentinos declarados como Patrimônio da Humanidade, se destacam por si próprios.

O Frade, o Rei Mago, a Catedral, o Tabuleiro de Xadrez, as Agulhas, o Presépio e o Castelo… Essas são apenas algumas das formações geológicas que você pode conhecer com esta excursão ao Parque Nacional de Talampaya saindo de San Juan.

Cânion do Parque Nacional de Talampaya
Cânion do Parque Nacional de Talampaya

7. Iguazú, as cataratas mais famosas da América do Sul

Embora compartilhem uma parte com o vizinho Brasil, as cataratas do Parque Nacional de Iguazú, declaradas Patrimônio da Humanidade, estão totalmente localizadas no território argentino. Essas cataratas também são consideradas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo devido à sua riqueza de paisagens, ecossistemas, fauna e flora.

Partindo da cidade de Puerto Iguazú, você pode desfrutar desta excursão ao lado argentino das cataratas do Iguaçu, onde ficará impressionado com o poder das correntes de água. Se você não sabe como organizar sua visita, não pode perder nosso guia para visitar as cataratas.

Cataratas do Parque Nacional Iguazú em um dia de sol
Cataratas do Parque Nacional Iguazú

8. Sierra de las Quijadas: beleza, história e paleontologia

A província argentina de San Luis abriga uma joia da natureza chamada Parque Nacional de las Quijadas. É também uma área de grande riqueza paleontológica, pois em seu território foram encontrados muitos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos.

Saindo de San Juan, você pode desfrutar desta excursão ao Parque Nacional Sierra de las Quijadas. Prepare sua câmera para capturar paisagens espetaculares!

Panorâmica do Parque Nacional Sierra de las Quijadas Montanhas
Montanhas do Parque Nacional Sierra de las Quijadas

9. Aves majestosas na Quebrada del Condorito

Para conhecer o próximo espaço natural protegido, devemos viajar até a província argentina de Córdoba. Lá se encontra a Quebrada del Condorito, um dos 10 melhores parques nacionais da Argentina. E não é surpreendente, pois contemplar o majestoso voo do condor andino é um verdadeiro espetáculo da natureza.

Com esta atividade de trilha pelo Parque Nacional Quebrada del Condorito, você desfrutará de vistas excepcionais da quebrada homônima e, é claro, verá como os condores planam.

Homem com mochila observando a paisagem natural da Quebrada del Condorito
Caminhando pela Quebrada del Condorito

10. Los Alerces, Patrimônio da Humanidade em Chubut

Encerramos a lista com outro espaço natural argentino declarado Patrimônio da Humanidade. É o Parque Nacional de Los Alerces, localizado na província de Chubut. Seus rios, lagos e florestas aos pés dos Andes fazem desse lugar natural uma imagem icônica da fronteira entre Argentina e Chile.

Saindo de Esquel, você pode desfrutar desta excursão ao Parque Nacional de Los Alerces e conhecer em primeira mão as lagoas Terraplén e La Coqueta e o majestoso lago Futalaufquen.

Panorâmica do Parque Nacional de Los Alerces
Panorâmica do Parque Nacional de Los Alerces

Agora você conheceu os 10 melhores parques nacionais da Argentina. Ao explorá-los, você mergulhará em paisagens deslumbrantes. Das geleiras imponentes da Patagônia às florestas subtropicais do norte, cada parque oferece uma experiência única, rica em biodiversidade e beleza.

Se quiser completar ainda mais a sua aventura, não deixe de dar uma olhada no nosso catálogo completo, com as melhores atividades e planos da Civitatis.

COMPÁRTELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Le informamos de que sus datos personales son tratados por CIVITATIS en las condiciones que se indican a continuación:

Lo más leído #Argentina