O que fazer em Berlim: 10 lugares de visita obrigatória

A capital da Alemanha é uma das cidades mais fascinantes da Europa. Apesar da sua trágica história durante as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, o país demonstrou uma grande capacidade para se reconstruir e se transformar. Berlim deixou de ser um de símbolo de divisão no continente e passou a ser um ícone de paz e perdão. Seu caráter aberto e, em muitos casos, alternativo atrai milhões de turistas todos os anos. Mas, quais são os melhor planos para fazer em Berlim? Nós da Civitatis Magazine queremos responder essa pergunta. Para isso, organizamos um itinerário sugerido por seus lugares mais emblemáticos.
Para uma primeira visita, recomendamos participar de um free tour por Berlim ou um tour privado. Essas atividades são perfeitas para entender a história desse destino, sua evolução e seus contínuos desafios. Além disso, são uma oportunidade única para começar a se orientar por suas ruas. Agora sim, é hora de descobrir o que ver na capital alemã!
1. Porta de Brandeburgo
Você sabia que a Porta de Brandeburgo foi inspirada na arquitetura da Antiga Grécia? E que é o principal ponto de celebração de Ano Novo em Berlim? É um dos monumentos mais importantes e fotografados da cidade e um dos poucos edifícios da Pariser Platz que dobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
O monumento foi levantado por ordem de Frederico Guilherme II da Prússia, por volta do século XVIII e seu passado é repleto de capítulos fascinantes. De fato, a Porta de Brandeburgo foi utilizada pelo próprio Napoleão Bonaparte para realizar uma entrada triunfal depois de vencer o exército prussiano na batalha de Jena. Além disso, durante a época da Guerra Fria, o local serviu de fronteira entre a Berlim Oriental e a Ocidental. Com o tempo, esse monumento se transformou em um símbolo da reunificação da capital alemã e da integração europeia.
Para conhecer essa área da melhor maneira, na Civitatis, você encontrará as melhore atividades e visitas guiadas pelo Porta de Brandeburgo, desde um tour de bicicleta até um tour completo por Berlim.

2. Reichstag
A menos de cinco minutos a pé da Porta de Brandeburg localizamos o edifiício do Reichstag, a sede do Parlamento da Alemanha. Se trata de um lugar cheui de contrastes, destacando sua bela fachada neorrenascentista e a moderna cúpula de vidro que simboliza a transparência da política do país.
A construção desse monumento nos leva ao final do século XVIII, ainda que sua estrutura tenha passado por diferentes mudanças ao longo de sua história. Um de seus episódios mais turbulentos aconteceu no ano de 1933, quando foi vítima de um terrível incêndio criminoso. A origem do fogo, no entanto, segue sendo um mistério, mas alguns apontam o partido nazista de Adolf Hitler como possível autor. Será verdade? Além disso, o Reichstag foi cenário de vários combates durante a Segunda Guerra Mundial, ficando quase em ruínas. Não seria até os anos 1960 e, especialmente, na década de 1990, que se começaria a reabilitação completa que devolveria o esplendor a esse edifício.
O ingresso é totalmente gratuito, mas é necessário fazer uma reserva prévia através da web oficial do Reichstag.

3. Memorial aos Judeus Mortos na Europa
O Memorial aos Judeus Assassinados da Europa, também conhecido como Memorial às Vítimas do Holocausto, também está localizado próximo à Porta de Brandemburgo. É um dos complexos memoriais mais importantes da Alemanha e, portanto, um dos planos obrigatórios para fazer em Berlim. Foi construído entre 2003 e 2005 e ocupa nada menos que 19.000 m². O memorial é composto por mais de 2.000 cubos de concreto de várias alturas na forma de um tributo funerário, cercado por árvores que evocam a vida.
O acesso ao memorial é 100% gratuito. Um lugar que, apesar de muito triste, vale a pena visitar como homenagem a essas pessoas que perderam a vida em nossa história recente.
Caso você tenha interesse em conhecer o legado hebreu, a visita guiada pelo bairro judeu de Berlim é uma boa opção para mergulhar nessa história. Esse tour oferece um percurso pelos monumentos mais gloriosos e os mais tristes dessa comunidade, incluindo uma visão profunda sobre a Noite dos Cristais e analisando o massacre da Segunda Guerra Mundial.

4. Checkpoint Charlie
Seguimos passeando pelas ruas desse fascinante destino e conhecendo outros ícones monumentais que fazem parte da lista do que fazer em Berlim. Assim, chegamos ao Checkpoint Charlie, que faz parte do free tour por Berlim.
Estamos falamos do local que foi o ponto de controle mais famoso do Muro de Berlim. O local foi demolido em 1990 e hoje podemos ver uma reconstrução do que já foi o símbolo da divisão da Alemanha.
Por essa área passaram militares, membros de embaixadas e funcionários tanto da Alemanha Oriental e Ocidental. Além disso, o local foi cenário de várias tentativas de fuga de cidadãos que queriam escapar do governo soviético e chegar al lado ocupado pelas forças aliadas.

5. Gendarmenmarkt
Continuamos em nossa rota e conheceremos uma das praças mais emblemáticas da capital alemã, a Gendarmenmarkt. Suas igrejas gêmeas, a Französischer Dom e a Deutscher Dom, ou melhor, as catedrais francesa e alemã, são os um dos maiores destaques aqui. Ambas as igrejas agora abrigam exposições históricas, como a mostra da história parlamentar do Bundestag e o museu Huguenote, dedicado aos mais de 20.000 refugiados religiosos franceses que encontraram asilo aqui no século XVII.
A praça também abriga a Konzerthaus Berlin, a sede da Orquestra Sinfônica de Berlim. Como se isso não bastasse, se você estiver visitando Berlim na época do Natal, vale a pena saber que um dos mais bonitos mercados de Natal da Alemanha está localizado nessa esplanada.
Assim como outros lugares icônicos da cidade, a Gendarmenmarkt está perfeitamente conectada com outros monumentos graças ao ônibus turístico de City Sightseeing e o da Big Bus. Por outro lado, para percorrer a área com um guia, o tour completo de Berlim é a opção ideal.

6. Ilha dos Museus
Estamos nos aproximando da Ilha dos Museus, margeada pelo rio Spree. Essa área protegida pela UNESCO é o destino perfeito para os amantes da arte e da história. Vale a pena notar que ela está em permanente renovação e algumas de seus museus e galerias de arte estão fechadas devido às reformas que ainda são necessárias após a catástrofe da Segunda Guerra Mundial. Suas principais exposições são as seguintes:
- Museu de Pérgamo (Pergamonmuseum): um dos melhores museus e um plano obrigatório da lista do que fazer em Berlim. Oferece um percurso por curiosas reconstruções de famosos sítios arqueológicos, como a Porta de Ishtar da Babilônia e o Altar de Pérgamo, um dos monumentos religiosos mais impressionantes da época helenística.
- Antiga Galeria Nacional de Berlim (Alte Nationalgalerie): especializado em pinturas e esculturas do século XIX e com obras de artistas famosos como Monet, Renoir e Manet.
- Museu Antigo de Berlim (Altes Museum): abriga diversas peças de arte da cultura grega, romana e etrusca, desde vasilhas de cerâmica até esculturas clássicas.
- Museu Novo de Berlim (Neues Museum): onde está o busto de Nefertiti? Neste museu! Além disso, também conta com uma vasta coleção egípcia e pré-histórica.
- Museu Bode (Bode-Museum): a Antiguidade tardia e o período bizantino são os protagonistas dessa exposição.
Descubra as diversas atividades que a Civitatis oferece na Ilha dos Museus, como ônibus turísticos ou tours e passeios de bicicleta que passam pelo local.

7. Catedral de Berlim
Dentro da Ilha dos Museus temos que fazer uma menção especial à catedral de Berlim, o maior templo religioso da capital da Alemanha. O santuário, muito vinculado à monarquia, foi mudando quase que por completo sua estrutura de acordo com a moda e tendência arquitetônicas de cada época, o que o tornou cada vez mais sobrecarregado e impactante.
Suas quatro torres que ladeiam a grande cúpula central são impressionantes. Além disso, é possível subir nessa cúpula para desfrutar de incríveis vistas panorâmicas. Para nós, essa é uma das melhores coisas do que fazer em Berlim. Por sua vez, o interior do templo guarda muitas outras surpresas. A cripta Hohenzollernn, que abriga mais de 90 túmulos de membros da família imperial, o altar de mármore e o órgão merecem atenção especial.
O ingresso da catedral de Berlim está incluído no Berlin WelcomeCard, um cartão turístico perfeito para economizar dinheiro, já que oferece acesso a várias atrações turísticas a um preço reduzido. É muito recomendado!

8. Torre de Televisão e Panoramapunkt
Construída em 1969, a Torre de Televisão de Berlim foi um símbolo da República Democrática Alemã, ou seja, um ícone do lado oriental. Ela mede 368 metros e fica muito próxima à praça Alexanderplatz, oferecendo vistas incríveis da cidade.
O edifício é aberto ao público e é considerado como um dos melhores mirantes de Berlim. Do seu observatório é possível avistar o templo de Santa Maria, a catedral, a Rotes Rathaus, a Prefeitura Vermelha, e o exterior do Fórum Humboldt, um museu localizado no Palácio Real de Berlim. Ficou com vontade de adquirir o ingresso da Torre de Televisão?
No extremo oposto, próximo à Porta de Brandeburgo, se encontra o Panoramapunkt. Esse mirante conta com um dos elevadores mais rápidos da Europa, que levarão você até um incrível observatório que abriga também uma cafeteria própria. A 100 metros de altura! Para evitar filas nas bilheterias, sugerimos comprar online os ingressos do Panoramapunkt.

9. Muro de Berlim
O muro de Berlim é um dos monumentos mais famosos do mundo. Sua história, claro, está carregada de drama, divisão e tragédia. No entanto, os vestígios que ainda estão de pé agora servem para aprender com esse triste passado e deixar claro que tipos de erros não devem ser repetidos.
Existem diferentes trechos que podem ser visitados, sendo o do East Side Gallery o mais popular. Lá, você poderá ver um pouco mais de um quilômetro do Muro repleto de obras de street art. Essas pinturas prestam homenagem à liberdade e servem como crítica aos tempos da Guerra Fria.
Outro lugar onde é possível ver o Muro de Berlim é no memorial de Bernauer Straße. Esse complexo é formado pela reconstrução de quase 1,4 quilômetro dessa antiga barreira fronteriça e um centro de documentação que releva a história dessa época passada.
Os vestígios do muro que seguem em pé podem ser visitados livremente. No entanto, é mais apropriado conhecê-los com um guia. Há muitos percursos disponíveis, uma das melhores opções é o free tour do Muro de Berlim e da Guerra Fria.

10. Palácio de Charlottenburg
Não podemos finalozar a listas do que fazer em Berlim sem citar o fascinante Palácio de Charlottenburg. Sua edificação começou no final do século XVII com o objetivo de ser a residência de veraneio de Sofia Carlota de Hanôve, a primeira rainha consorte da Prússia. Curiosamente, a monarca não viveu o suficiente para ver a obra finalizada.
Depois da queda da monarquia, o edifício foi transformado em museu. No entanto, assim como muitos outros ícones da cidade, o palácio foi seriamente danificado durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Os trabalhos de restauração conseguiram recuperar um dos palácios prussianos mais emblemáticos assim como seus belos jardins. Uma verdadeira viagem no tempo espera por você!
Na Civitatis, te damos a possibilidade de visitar o Palácio de Charlottenburg e fazer uma excursão a Potsdam em um mesmo dia. Essa experiência combinada oferece um percurso por essa famosa residência de veraneio e um tour por uma cidade vizinha que encanta por seus palacetes e jardins.

As melhores excursões saindo de Berlim
Existem muitos planos na lista do que fazer em Berlim mas, igualmente, há muito para explorar em seus arredores. Por isso, destacamos várias excursões que podem ajudar a aproveitar ainda mais a sua viagem à capital alemã:
- Excursão ao campo de concentração de Sachsenhausen: um percurso difícil emocionalmente mas imprescindível para conhecer os terríveis crimes do Holocausto. É possível ver as antigas celas de castigo, as cozinhas, os crematórios, os quartéis, o pátio de formação e outros lugares-chave desse centro de extermínio localizado a uma hora de Berlim.
- Excursão a Potsdam: uma das cidades mais charmosas para conhecer próxima de Berlim. De fato, Postdam conta com diferentes palácios considerados Patrimônio da Humanidade, o que a torna um dos destinos mais imponentes do país.
- Excursão a Potsdam e Sachsenhausen: uma atividade combinada que permite unir o melhor das duas visitas anteriores.
- Excursão a Wittenberg: mergulhe na história da Reforma Protestante nessa charmosa cidade alemã e caminhe por suas ruas para fazer uma viagem no tempo, entre igrejas históricas, museus e muita história.
Claro, essa é apenas uma pequena seleção de alguma das excursões mais procuradas. Para mais informações, você pode consultar a lista atualizada de visitas guiadas e atividades em Berlim.

Quantos dias são necessários para visitar Berlim?
Idealmente, Berlim deve ser visitada em pelo menos 3 dias. Isso dará tempo suficiente para você conhecer os pontos turísticos mais famosos e visitar alguns dos principais monumentos. Para poder fazer alguma excursã e sentir melhor a vida da cidade, recomendamos visitar Berlim em 4 dias. Dessa forma, você terá uma viagem mais tranquila que permitirá que você combine a tranquilidade de um parque ou de um café com um passeio prolongado por exposições importantes, como o Museu Novo.
Se você quer saber qual é a melhor época para ir a Berlim, sugerimos de abril a setembro. As temperaturas são mais agradáveis e há mais horas de luz do dia para aproveitar ao máximo cada dia. Entretanto, outros meses têm benefícios diferentes. Por exemplo, entre janeiro e março, os preços dos voos e dos hotéis tendem a ser mais baratos. Dezembro pode ser bem frio, mas tem a vantagem de poder aproveitar Berlim no Natal. A escolha é sua!
Como ir do aeroporto de Berlim ao centro
O Aeroporto Willy Brandt de Berlim-Brandemburgo fica a menos de 30 quilômetros da cidade, o que torna as viagens ao centro da cidade muito mais rápidas. Há trens regionais, trens expressos, ônibus e táxis para esses trejetos. O tempo de viagem, dependendo do meio de transporte escolhido, geralmente é de 40 minutos a uma hora e meia.
De qualquer forma, se você não quiser se preocupar com nada, há uma alternativa perfeita. Ao reservar um serviço de transfer, você pode viajar do aeroporto de Berlim para o centro da cidade em um veículo particular a um preço fixo para evitar surpresas de última hora. Além disso, esses meios de transporte também estão disponíveis para viagens de e para a estação de trem.

Vimos os principais pontos turísticos na lista do que fazer em Berlim, bem como algumas dicas práticas para se locomover pela cidade e explorar os arredores. É claro que há muito mais para descobrir. Aqui, simplesmente compilamos as atrações imperdíveis que são obrigatórias em qualquer viagem a esse destino.
Dependendo de quanto tempo você gastar, poderá expandir ainda mais essa seleção e explorar outros lugares especiais. O Treptower Park, Kreuzberg e Potsdamer Platz também são populares entre turistas e moradores locais. Você pode criar seu próprio itinerário de acordo com as necessidades de sua viagem e procurar outras atividades para fazer em Berlim para enriquecer ainda mais a experiência.