Selecione seu idioma

O que ver em Bratislava
Eslováquia

O que ver em Bratislava

A capital da Eslováquia não é uma grande metrópole. Suas dimensões são muito menores do que as de uma capital europeia, mas isso não significa que lhe falte encanto. Seu legado monumental imponente merece uma visita. Mas se a pergunta que você se faz é “o que ver em Bratislava”?, nós da Civitatis lhe ajudamos a resolver essa questão.

Aliás, você sabia que grande parte do turismo que chega a Bratislavia vem da Áustria? Muitos viajantes que estão conhecendo Viena decidem dar um salto para a Eslováquia e aproveitar para ver as duas capitais na mesma viagem. Elas estão a apenas uma hora de trem!

Um pouco de história

Ruas do centro histórico de Bratislava com chão de pedra e casas coloridas
Ruas do centro histórico de Bratislava

Vamos começar pelo princípio. Acredita-se-se que as terras de Bratislava já eram habitadas desde o período Neolítico. No entanto, não seria até o século X que as primeiras referências escritas começaram a aparecer sobre essa cidade que acabaria fazendo parte do Reino da Hungria. Naquela época, era chamada de Pressburg.

Desde aquela época, a  história de de Bratislava  ficou marcada pelos conflitos e etapas de esplendor de suas vizinhas, Viena e  Budapeste, e não foi até o ano de 1919 que a cidade foi renomeada Bratislava como parte da Federação da Tchecoslováquia. 

O domínio soviético e a independência são os capítulos mais recentes na história contemporânea da capital da República da Eslováquia. Uma série de acontecimentos vitais que, agora, são vislumbrados no belo patrimônio da cidade.

Castelo de Bratislava sobre uma colina com as casas da cidade ao fundo
O emblemático castelo de Bratislava, um dos monumentos mais bonitos da capital da Eslováquia

Localizado no topo de uma colina e com uma história interessante que remete ao século XV, o castelo é sem dúvida um monumento imperdível em Bratislava. Sua aparência atual lhe parecerá bem recente, já que o edifício foi consumido pelas chamas após um trágico incêndio. Demorou mais de 150 anos para a cidade decidir reabilitar suas ruínas e construir o edifício que vemos hoje.

Você vai adorar caminhar por seus jardins e contemplar suas paredes e portões de acesso. Além disso, dentro do Castelo de Bratislava, você encontrará várias exposições do Museu Nacional Eslovaco.

Porta de São Miguel, uma memória das muralhas

Vista frontal da fachada da Porta de São Miguel e seu relógio
Porta de São Miguel, o quilômetro zero da Eslováquia

Como muitas outras cidades medievais, Bratislava foi cercada por uma muralha que defendia seus habitantes de possíveis invasores. A Porta de São Miguel, construída em 1300, é a única porta que permanece de pé dessa antiga fortificação. Na verdade, é um dos edifícios mais antigos que você pode ver em Bratislava! O seu aspecto atual, mais moderno, corresponde a uma reformulação barroca do século XVIII.

Além disso, ao pé deste monumento você encontrará o quilômetro zero da Eslováquia. Daqui é medida a distância de Bratislava a muitas outras capitais mundiais, como Tóquio ou Madrid.

Antiga Prefeitura, as melhores vistas em Bratislava

Torre da Antiga Prefeitura de Bratislava com um farol em primeiro plano
Torre da Antiga Prefeitura de Bratislava

A Antiga Prefeitura ou Stará Radnica, em eslovaco, é um dos ícones obrigatórios em Bratislava. Durante sua visita, você pode caminhar por seu belo pátio central e subir a Torre do Relógio. Você terá uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. A Praça Hlavne Namestie e seus edifícios modernistas, o rio Danúbio, o castelo… Um mirante imperdível!

As estátuas de bronze, turismo de diversão

Escultura de bronze em um bueiro  de Bratislava
Uma das esculturas de bronze típicas do centro histórico de Bratislava

Tal como acontece com os duendes de Breslávia, Bratislava está repleta de pequenas e curiosas esculturas de bronze que “habitam” diferentes cantos de seu centro histórico. Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês, um soldado napoleônico, um trabalhador do sistema de esgoto… Será que você consegue encontrar todas?

Catedral de São Martinho, um dos templos religiosos mais antigos

A catedral de São Martinho em frente a um jardim decorado por árvores e uma escultura
Catedral de São Martinho uma das joias arquitetônicas para ver em Bratislava

É isso mesmo. A Catedral de Bratislava é um dos edifícios religiosos mais antigos da Eslováquia. O templo, construído em homenagem a São Martinho, data do século XIII e foi o local da coroação dos reis da Hungria durante quase 300 anos. De fato, como uma lembrança desta época, você verá uma coroa de ouro no topo de sua torre.

O rio Danúbio e sua passagem pela Eslováquia

A ponte Most SNP sobre o rio Danubio em Bratislava
A ponte Most SNP, uma das muitas construções que atravessam o rio Danúbio em Bratislava

Finalmente, embora não seja um monumento como tal, vale a pena mencionar a bela paisagem natural do rio Danúbio, que atravessa a cidade. Você gostaria de navegar por suas águas? Na Civitatis, oferecemos um passeio de lancha por Bratislava. Você poderá obter a partir dessa área do rio uma vista única do castelo, do Parlamento ou do edifício da Orquestra Filarmônica Eslovaca. Você não vai parar de tirar fotos!

Comer em Bratislava

Prato de bryndzové halušky, com batatas e toucinho frito
Bryndzové halušky, um dos pratos mais típicos para comer em Bratislava

Comer em Bratislava é bastante barato se comparado a cidades em outros países vizinhos, como Praga ou Viena. Sua culinária tradicional é uma combinação de receitas herdadas da Rússia, Hungria e da região da Baviera. Você gostaria de provar?

Nos menus dos restaurantes eslovacos você encontrará uma grande variedade de sopas, como a kapustnica, ideal para os meses de inverno. Você também pode experimentar o bryndzové halušky, um dos pratos nacionais mais populares, feito com almôndegas de batata, queijo de ovelha e toucinho frito. Além disso, se você gosta de cerveja ou vinho, em Bratislava você encontrará várias marcas locais que certamente vai adorar

Informação de Bratislava

População: 659.578 habitantes.

Tamanho: 367 quilômetros quadrados.

Idioma: eslovaco.

Moeda: euro.

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *