Selecione seu idioma

Civitatis já tem um bosque na Amazônia
Civitatis

Civitatis já tem um bosque na Amazônia

Neste ano, o Papai Noel passou pela Civitatis e veio carregado… de árvores! Através da plataforma Saving the Amazon, a Civitatis plantou um bosque empresarial de 300 árvores em plena Amazônia colombiana. Com isso, demonstramos mais uma vez nosso compromisso com o meio ambiente.

Para começar 2021 com o pé direito, nosso CEO e Fundador, Alberto Gutiérrez Pascual, surpreendeu a equipe com um presente muito original (e ecológico): uma árvore para cada um. Graças à colaboração com a Saving the Amazon, cada funcionário conta com sua própria árvore na floresta amazônica, ajudando a combater o desmatamento. E nós adoramos nossa mudinha!

Você sabia que a Amazônia contém 20% da água doce e 31% dos bosques tropicais do planeta? E que ocupa 7.000.000 de quilômetros quadrados do território da América do Sul? Ao longo de 2019, uma série de incêndios florestais devastou milhares de hectares de bosque amazônico em vários pontos do Brasil, Bolívia e Peru. E, embora a covid-19 tenha ocupado todas as manchetes de 2020, a situação na Amazônia não foi diferente ao ano anterior.

Incêndios da Amazônia vistos do espaço
Vista aérea dos incêndios da Amazônoa

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foram registrados 93.356 incêndios na Amazônia de janeiro a outubro, número superior aos 89.176 registrados em 2019. Durante o mês de agosto, os satélites do INPE detectaram uma média de 1.900 incêndios por dia, uma cifra similar à de 2019.

Esses incêndios costumam acontecer durante os meses secos, nas zonas de corte e queima de árvores. A maioria dessas podas é feita por multinacionais que querem criar superfícies para atividades de exploração agrícola e para o gado.

Saving the Amazon

A fundação Saving the Amazon trabalha desde 2012 com as comunidades indígenas da Colômbia e do Brasil pela recuperação ambiental da floresta amazônica. Esse trabalho é realmente importante para a proteção da floresta tropical e sua fauna, cada vez mais em perigo por conta do desmatamento. Além disso, ajuda as comunidades indígenas a seguir mantendo seu lar e modo de visa, já que essas tribos sobrevivem graças aos alimentos e recursos que obtêm da floresta. Por isso, eles dedicam toda sua energia para protegê-la.

Como adoto uma árvore na Amazônia?

Acessando sua plataforma www.savingtheamazon.com, qualquer pessoa ou empresa pode adotar uma árvore ou bosque, ajudando a combater o desmatamento da Amazônia. Muitas empresas como a Civitatis quiseram reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e se uniram à iniciativa, presenteado seus funcionários com árvores. Dessa forma, as empresas conseguem compensar sua pegada ecológica aceitando sua responsabilidade para com o meio ambiente.

Mais de 75.000 árvores já foram plantadas e 30 comunidades indígenas sobrevivem graças a esse projeto. A árvore adotada é plantada pelas comunidades indígenas, está geolocalizada e marcada com um papel biodegradável com o nome da pessoa ou funcionário. Os indígenas cuidarão da muda até que ela se torne uma árvore capaz de crescer por conta própria. Durante esse período, são enviadas fotografias para poder ver o crescimento da árvore. Além disso, você recebe um diploma que lhe certifica como membro do projeto de restauração e proteção da Amazônia e apoiador do desenvolvimento econômico e social das comunidades indígenas.

Árvore plantada pelo projeto Saving The Amazon em parceria com a Civitatis
Árvore presenteada pela Civitatis

E se você quer plantar sua árvore em pessoa, você também pode fazê-lo. A Save The Amazon organiza semeaduras coletivas para que os grupos tenham a oportunidade de plantar sua própria árvore com a ajuda dos membros das comunidades. Você consegue pensar em uma desculpa melhor para viajar a essa região?

Turismo sustentável na Amazônia

Ao chegar lá, você poderá conhecer outras partes da selva amazônica e praticar um turismo sustentável sem impacto para o meio ambiente com nossas atividades na Colômbia, Brasil ou Peru. A Civitatis lhe acompanha para conhecer a Amazônia e entrar em contato com o maior monumento vivo do mundo. O que você acha de fazer uma trilha pela floresta amazônica saindo de Leticia, na Colômbia? Ou dormir na floresta em Puerto Nariño? E o que acha de fazer uma excursão pelo lado brasileiro da floresta para ver o boto cor-de-rosa de perto? São muitas coisas que você pode fazer para contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável e reduzir o impacto ambiental das diferentes atividades econômicas.

Projetos como Saving the Amazon buscam unir a todos na luta contra a mudança climática. A adoção de bosques é uma das muitas alternativas que surgiram para combater o aquecimento global, mas seria necessário plantar um bilhão de árvores na floresta amazônica para compensar a pegada ecológica que o mundo produz em sua totalidade. Você já imaginou quantas árvores poderiam ser plantadas se todas as empresas ou pessoas do mundo seguissem o exemplo da Civitatis. O que acha de adotar uma?

Mais em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *